Breves sobre o Alentejo

Views: 2684

 

ÉVORA
    O presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira, recebeu hoje das mãos do presidente da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), Caldeira Santos, o primeiro certificado de conformidade com a norma ISO 9001 – Sistemas de Gestão de Qualidade, do município de Évora.

    Câmara certifica serviços

    O autarca alentejano manifestou-se satisfeito pelo facto de a autarquia ter um dos serviços mais importantes – obras particulares – certificado, tendo salientado a necessidade de se manter “este caminho, o único que permitirá atingir um elevado patamar de qualidade”.

    O diploma entregue pela APCER certifica o sistema de gestão da qualidade, no âmbito das actividades e processos de prestação de serviços associados à gestão de projectos e obras particulares, manutenção dos espaços públicos, publicidade e ocupação da via pública do município de Évora.

    MLM.

    Visita às olarias de S. Pedro do Corval

    O Centro de Artes Tradicionais, de Évora, em colaboração com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, está a organizar uma visita às olarias do maior centro oleiro do distrito de Évora e do país – São Pedro do Corval.

    Na manhã de 15 de Novembro, entre as 08:30 e as 13:30, os promotores prometem promover as olarias Guimarães & Velho e a Mufla Artesanato.

    Os participantes poderão ver o trabalho ao vivo e perceber as diferentes etapas de produção de uma peça.

    Além de conhecer as características de uma olaria, quem participar nesta actividade tem a possibilidade de trabalhar no barro e interagir com o artesão.

    MLM.

    
Festa mundial de animação em Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, através do Centro Juvenil, e em parceria com a Casa da Animação, organiza a partir de terça-feira e até 04 de Novembro a Festa Mundial do Cinema de Animação.

    O programa global de Montemor-o-Novo consiste na realização de uma curta de animação, programação específica para todas as escolas do concelho, desde a pré-escolar ao ensino secundário, e na comemoração do Dia Mundial da Animação.

    O Centro Juvenil abre as suas portas e irá apresentar filmes provenientes de vários pontos do mundo para os alunos das escolas do concelho.

    Para além desta programação, directamente direccionada para as escolas, na terça-feira, Dia Mundial do Cinema de Animação, no Centro Juvenil, irá decorrer uma sessão, com entrada livre e aberta à população em geral com a projecção de Curtas de Animação Portuguesa e Best of 2007 – E-Magiciens.

    MLM.

   

    BEJA

    Município beneficia campos de futebol

     Na perspectiva de criar cada vez melhores condições para a prática do desporto e atrair novos utilizadores, a Câmara Municipal de Beja está a realizar obras de beneficiação dos campos de jogos do Bairro de Nossa Senhora da Conceição (Beja) e de Cabeça Gorda.

    Os trabalhos, orçados em cerca de 600 mil euros, consistem na implantação de relva sintética em cada um dos campos, na substituição de infra-estruturas, como balizas e outros equipamentos, a realização de furos para captação de água e ainda a criação de uma faixa de passeio em redor dos recintos.

    MLM

    

 Abertos Museus de Arte Sacra em Cuba e Moura
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo anunciou hoje que já se encontra aberto ao público o Museu de Arte Sacra de Vila Alva (Cuba), tendo também reaberto o Museu de Arte Sacra da Igreja Colegiada de S. Pedro, em Moura.

    Em Vila Alva, além de se poder apreciar um conjunto de peças de arte sacra e de arqueologia, de que se destaca os ex-votos e as bandeiras da procissão das Endoenças, é possível aceder aos mais recônditos espaços da igreja e descobrir as tradições da Semana Santa.

    Em Moura, a Igreja de S. Pedro acolhe a exposição “Visões do Invisível – Arte Sacra na Diocese de Beja”, com uma mostra da arte sacra alentejana.

    O edifício de linhas simples do século XVII é revestido de azulejos de padrão seiscentistas polícromos e setecentistas em azul e branco, o altar-mor é em talha barroca apresentando um efeito cenográfico típico da época.

    MLM.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0