Concurso Ibérico de Azeites Virgem Extra – Prémios Mezquita terá lugar em Beja a 10 de março de 2023

Views: 152

O Concurso Ibérico de Azeites Virgem Extra – Prémios Mezquita, celebra a sua décima edição em Beja. A 10 de março, 40 provadores de prestígio espanhóis e portugueses estarão no Beja Parque Hotel onde vão analisar cerca de150 amostras e premiar os melhores Azeites Virgem Extra da península ibérica.

O concurso, organizado pela Academia do Vinho de Córdoba, é dedicado a Portugal, e pretende premiar o trabalho dos olivicultores em Espanha e Portugal e estimular o interesse de produtores e embaladores em melhorar os seus produtos e promover a procura dos azeites premiados.

Manuel López Alejandre, Presidente da Academia do Vinho de Córdoba, explica que “uma competição com esse número de amostras e pessoas nunca foi realizada na Espanha, o que exigiu muita organização e muito trabalho. Conseguir que os provadores viajem de todo o país mostra o prestígio que o nosso evento conquistou”. López Alejandre lembrou ainda que Beja é “a capital portuguesa do azeite, com milhares de hectares dedicados a esta cultura, que rodeiam uma cidade maravilhosa que nos está a receber com muito carinho”.

Além dos prémios Grande Mesquita de Ouro, Mesquita de Ouro, Mesquita de Prata e Mesquita de Bronze, no dia 10 de março, em Beja, serão ainda atribuídos outros prémios especiais como o Elio Berhanyer para a garrafa com melhor apresentação e rotulagem.

O evento contará com a presença de Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, na sessão de abertura e María Isabel López e José Alcobendas, Diretores técnicos e administrativos do concurso, e Manuel Mª López Alejandre, Presidente do júri.

Paulo Arsénio, agradece a escolha da organização para a realização do concurso em Beja, indicando que é uma honra para a cidade que aqui se realizem os Prémios Mezquita. O Município de Beja recebe os participantes com uma visita pelo centro histórico e jantar de boas-vindas.