Descobrir a guitarra portuguesa em Arraiolos, com Henrique Leitão

Views: 156

Descobrir a guitarra portuguesa em Arraiolos, com Henrique Leitão

 

29/06/2022 – O músico Henrique Leitão apresenta, em Arraiolos (8 de Julho, 17h, Cine Teatro, entrada livre), o concerto “Singularidades da Guitarra Portuguesa: História, Repertório e Técnica”. Sugestivo, o título reflecte o carácter didáctico da apresentação em torno deste instrumento tão característico da vida musical do nosso país, que combina composições originais e tradicionais, num programa destinado a todos os públicos.  

O concerto “Singularidades da Guitarra Portuguesa: História, Repertório e Técnica” é a apelativa proposta do guitarrista e fadista Henrique Leitão para o final de tarde de sexta-feira, 8 de Julho, em Arraiolos. O conhecido músico propõe um programa inusitado em que conversa, toca, canta e desenha, nunca perdendo de vista a guitarra portuguesa, instrumento que entrou na sua vida aos 14 anos e que nunca mais largou.

O programa seleccionado inclui composições originais do músico, bem como peças de nomes maiores do fado, entre eles Júlio de Sousa, Fernando Farinha, Alfredo Marceneiro ou Carlos Paredes. Deste modo, o fado tradicional, glosado a rigor, assume bastante importância, assim como as composições musicais e escritas, num conjunto assaz emotivo. O espectáculo vive e cresce na relação com os intervenientes no palco e fora dele. Reencontro, Sol Nascer e Solidão são apenas alguns dos temas através dos quais Henrique Leitão mostra ao público a sua forma de estar e a sua relação quotidiana com a música. Na voz e na guitarra portuguesa, partilha a sua vida num quadro recheado de amizade e cumplicidades.

A guitarra portuguesa de Henrique Leitão reflecte, por si só, a paixão pela música, interage com o fado e apela aos sentimentos, às relações humanas, familiares e do quotidiano. Alentejano “de coração bordado em Arraiolos”, como se auto-intitula, o guitarrista tem um percurso musical marcado pelas mais variadas experiências musicais e pela vontade permanente de aprender. Reencontro constituiu o primeiro álbum de instrumentais originais de alguém que toca e canta ao bater do coração e deixa em cada música uma marca de paixão: a sua voz transmite autenticidade e o seu tom grave a clareza de sentimentos bem afirmados.

O concerto insere-se na programação “Onde a Vida Acontece”, projecto co-financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. O Município de Arraiolos é parceiro da entidade promotora, a Pedra Angular – Associação de Salvaguarda do Património do Alentejo, com sede nesta região.