Educ Agro e Meio Ambiente constituem o próximo projecto temático de FENIX RIEP

Views: 537
los-santos-de-Maimona

O Projecto FENIX RIEP (Rede Transfronteiriça de Inovação Económica centrada nas Pessoas), inserido no Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal, iniciou a actividade Nº 2 dos seus Projectos Temáticos.

Depois de “Doble Vuelta” (V2) é agora a vez de Educ Agro, apoiado pelo CEFOEX Innovacion, S.L. cujos eixos principais são a promoção e os usos pecuários, agrícolas e florestais sustentáveis e a fomentação das Energias Renováveis e da Poupança Energética. Além disso,  criar um ambiente que ajude, desenvolva ideias e forme em todos os aspectos necessários para a criação e gestão de empresas de base ecológica é o terceiro pilar deste projecto inovador.

Este projecto é uma das actividade dos Projectos Temáticos inserido no Programa Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal e em concreto para o “Projecto Fénix-Riep”, (Rede Transfronteiriça de Inovação Económica Centrada nas Pessoas), do Ayuntamiento de Los Santos de Maimona.

Um dos elementos fundamentais de articulação dos Espaços Sociais de Inovação será a presença de projectos originados nas empresas e redes das zonas de influência. Estas zonas são normalmente a própria zona e área que se encontra perto (Província de Cáceres, Província de Badajoz, e Alto Alentejo).

Segundo Juan Jose Castro Gonzalez, do CEFOEX Innovacion, S.L. “Educ Agro é direcionado para empresários do ramo da agricultura e pecuária, mas também a todas as pessoas quer se encontrem ocupadas ou desempregadas, cooperativas agroalimentares e profissionais do sector, que tenham dúvidas na formação, na criação e gestão de empresas. Além disso o Educ Agro está orientado para a promoção dos usos sustentáveis na agricultura e na pecuária e para o fomento das energias renováveis e da eficiência energética.

Pretendemos conseguir através de jornadas, seminários e cursos específicos dirigidos a estes destinatários e também através da implementação de um ponto de informação para consultas referentes a Agricultura, Pecuária, Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, na área geográfica do projeto. Para isso é fundamental colocar os recursos humanos e materiais que possam viabilizar a criação e gestão de empresas de base ecológica e ambientalmente sustentáveis.”

O projeto “Educ Agro” será desenvolvido em Espanha (Los Santos de Maimona, Cáceres) e Portugal (Portalegre) entre os meses de Abril e Novembro de 2012 e implica um investimento de 33.538,00€

Para além do “Educ Agro” estão em curso os projetos “Mujer Innova_Lab”, “La Huella de La Memoria”, um “Programa de incremento de la competitividad y calidad del pequeño comercio en el entorno rural”, “Educ Empleo” e “Doble Vuelta”.

Segundo Don Manuel Lavado Barroso, Alcalde do Ayuntamiento de Los Santos de Maimona “Com estes projectos continuamos a ser conhecidos como uma Cidade da Inovação, título que obtivemos recentemente, e continuamos a construir pontes com outras cidades, em Espanha e Portugal, através do Projecto Fénix RIEP. O Educ Agro assume-se como um projecto de particular relevo para nós devido às características dos nossos tecidos económicos locais e também às preocupações com o Meio Ambiente e com as práticas sustentáveis nestas áreas. “

Acerca do Projecto FENIX-RIEP:

O projecto “Rede Transfronteiriça de Inovação Económica centrada nas pessoas” (FENIX-RIEP) abrange as cidades de Portalegre, Cáceres e Los Santos de Maimona, e pretende criar uma proposta de inovação colaborativa entre as cidades, com o objectivo de conseguir massa crítica com experiência suficiente e com capacidade de vincular e articular metodologias comuns, nomeadamente os grandes eixos nos quais assentam as bases do desenvolvimento económico a nível global: Tecnologia, Mercado e Sociedade.

Este projecto pretende ainda configurar um modelo de “espaço” comum (os chamados ESDI) de carácter transfronteiriço, colocando-os em antigas instalações industriais singulares, dotadas de um verdadeiro valor arqueológico industrial, como é o caso do Espaço Robinson em Portalegre, o Edifício Embarcadero em Cáceres e o Espaço de Inovação Social Mainova em Los Santos de Maimona.

Pretende ainda conjugar as premissas sobre as quais assentam a inovação social: Conhecimento, Criatividade e Organização.

Fazem parte deste projecto a  Fundación Maimona, Ayuntamiento de Cáceres, Fundação Robinson, Ayuntamiento de Los Santos de Maimona, Câmara Municipal Portalegre, Fundación Centro Tecnológico de Extremadura (CETIEX),  Fundación Cáceres Capital, o Gabinete de Iniciativa Joven da Junta de Extremadura, a Confederación Regional Empresarial Extremeña (CREEX), Asociación del Cluster del Conocimiento de Extremadura., a Asociación de Empresas de Electrónica, Tecnologías de la Información y la Comunicación, de las Telecomunicaciones e de los Contenidos Digitales de España (AETIC).

Comments: 0