Elvas: Cinco milhões de euros para três candidaturas ao Alentejo 2020

Views: 813
O salão nobre dos Paços do Concelho foi palco, na manhã deste sábado, 14 de janeiro, da cerimónia de assinatura de Concessão de Apoios no âmbito do Alentejo 2020, num valor global de cerca de cinco milhões de euros.

Neste ato, que contou com a presença do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Roberto Grilo, e do presidente da Câmara Municipal de Elvas, foram assinados três contratos, nomeadamente para a reabilitação e adaptação da antiga Manutenção Militar a Museu de Arqueologia e Etnografia, numa obra de quatro milhões 438 mil euros; adaptação da antiga Casa dos Fornos (junto à Casa das Barcas) a Reservas do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, numa obra de 272 mil euros; e iluminação de 19 monumentos, numa obra de 276 mil euros.

No que respeita à intervenção na antiga Manutenção Militar o objetivo é reabilitar e adaptar o edifício para albergar o conjunto mais significativo do acervo proveniente das coleções do antigo Museu Arqueológico e Etnográfico António Tomaz Pires e do antigo Grémio da Lavoura de Elvas.
A intervenção na Casa dos Fornos, perto do Mercado da Casa das Barcas, pretende reabilitar o edifício (importante testemunho da arquitetura militar), transformando-o num espaço público onde se vão localizar as reservas de obras de arte do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).
Em termos de iluminação, estão contemplados alguns monumentos e elementos arquitetónicos, com o objetivo de os dotar de melhores condições de iluminação, sendo que alguns deles estão classificados como Monumentos Nacionais e Imóveis de Interesse Público, com o intuito de melhorar a qualidade visual e restituir a dignidade a um património que é testemunho de um passado histórico.

Estão incluídos a estátua de D. Sancho II (Praça D. Sancho II); Igrejas do Salvador; Alcáçova; São João da Corujeira; São Pedro; São Domingos; Ordem Terceira de São Francisco (Terceiros); São Francisco; Senhora das Dores; da Misericórdia; Convento de Santa Clara; Pelourinho, Igreja das Domínicas e Arco do Dr. Santa Clara; Monumento aos Mortos da Grande Guerra; Arco do Mirandeiro; Guaritas do Baluarte de São João de Deus; Estátua de D. Manuel I (Largo da Misericórdia); Torre Fernandina (Rua da Cadeia) e Fontes de São Lourenço e da Misericórdia (Praça 25 de Abril).

Os três contratos agora assinados, entre o Alentejo 2020 e a Câmara Municipal de Elvas, resultam de candidaturas do Município ao Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020.
CME