Elvas: Encontro Internacional de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar

Views: 325

CLUPAC organiza o PortSugar® 2010

portsugarA 10ª edição do Encontro Internacional de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar tem este ano lugar em Elvas, nos próximos dias 25 e 26 de Setembro

Organizado pelo CLUPAC – Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar, o PortSugar® 2010 realiza-se, este ano, em Elvas, nos dias 25 e 26 de Setembro (sábado e domingo), no Centro de Negócios Transfronteiriço, daquela cidade raiana.

Este Encontro Internacional que visa, fundamentalmente, a troca de pacotes de açúcar, conta nesta 10ª Edição com a presença de cerca de 300 inscritos, prevendo-se mais de 500 participantes, oriundos não só de Portugal, mas também de vários países europeus, tais como, Espanha, França, Bélgica, Itália, entre outros. É considerado o maior encontro europeu de coleccionadores de pacotes de açúcar e um dos maiores do Mundo.

As portas do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, serão abertas no sábado, dia 25, às 11:30 com a recepção e registo dos participantes; depois do almoço, tem lugar a abertura oficial do encontro e início das trocas de Pacotes de Açúcar e das iniciativas ligadas ao Clupac Solidário. O encerramento das trocas está previsto para as 19:30. O jantar, no Solar dos Chorões, terá início às 20 horas, seguido da comemoração do 8º Aniversário do CLUPAC.

O 2º dia do evento será ocupado apenas da parte da manhã, com a realização do SugarPaper (a pé) nas ruas daquela cidade. A particularidade deste “SugarPaper” consiste nos pacotes de açúcar criados excepcionalmente para este efeito, que cada participante receberá à passagem em cada ponto.

No âmbito deste 10º Encontro PortSugar® 2010, é inaugurada, no próximo dia 6 de Agosto, pelas 18.00 horas, no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, em Elvas, a Exposição “Viagens do Açúcar – de terra em terra, de mão em mão”.

Promovida pelo CLUPAC, a mostra reúne mais de duas dezenas de quadros que contêm pacotes de açúcar, agrupados por diversos temas. A exposição tem percorrido o País, encontrando-se agora em Elvas, no Museu da Fotografia, entre 6 e 28 de Agosto, mais tarde, entre 1 e 22 de Setembro na Escola Superior Agrária de Elvas e, finalmente, no dia 25 de Setembro, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas

Sobre o CLUPAC:

O CLUPAC – Clube português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar foi fundado em 2002 e conta actualmente com cerca de 500 sócios portugueses e estrangeiros.

O CLUPAC Solidário foi criado pensando nas Instituições de Carácter Social sem fins lucrativos e é uma das secções do CLUPAC. Em duas vertentes: “Vamos adoçar a Vida dos Outros”, oferecendo o açúcar doado pelos participantes, resultado do esvaziamento dos pacotes de açúcar e que neste evento será entregue à APPACDM – Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, e “Dar Sangue com Doçura”, organizado em parceria com o Grupo de Dadores de Sangue da CGD e com o Instituto Português do Sangue. Para além destas duas campanhas, organizámos mais duas, pontuais, de apoio e divulgação. Este ano, foram escolhidas duas Associações: a ADMO – Asociación para la Donación de Médula Ósea de Extremadura (Badajoz) com a campanha “Amigos do Medulin? … SIM!” e a AMI com a campanha “Reciclar com  AMIzade”.

Comments: 0