Elvas:Decorrem as V Jornadas Luso Espanholas de Medicina Interna

Views: 900

Começou ontem e prolonga-se até amanhã, no Centro de Negócios Transfronteiriço, a quinta edição das Jornadas Transfronteiriças de Medicina Interna.

O programa da iniciativa assenta fundamentalmente em trabalhos elaborados por médicos da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, do Serviço Extremenho de Saúde e da Universidade de Évora.

Das temáticas propostas destaca-se a abordagem das doenças infecciosas, da diabetes, da osteoporose, do tabagismo, da hipertensão arterial e do risco cardiovascular. Paralelamente a gestão clínica de unidades de saúde, a síndrome de burnout nos profissionais de saúde e a telemedicina serão outros dos temas em destaque. Na sessão de abertura o médico Juan Urbano destacou o nível de participação conseguido; Para além do programa preparado pela Comissão Organizadora, há cerca de duas centenas de trabalhos que estão a ser apresentados como comunicações livres. São importantes contributos de clínicos das mais diversas regiões de Portugal e Espanha que aqui vêm apresentar os estudos e as vivências que desenvolvem nos respectivos contextos de trabalho.

O presidente do Comité organizador acredita que “este é um certame que definitivamente se consolidou como uma importante reunião médica desta especialidade”. Juan Urbano salienta o esforço em poder reunir no programa cientifico temas de grande actualidade e interesse, garantindo o cruzamento com outras linhas do saber médico, numa perspectiva multidisciplinar de abordagem dos doentes.

A iniciativa começou ontem com dois workshops (insulinoterapia e ventilação mecânica não invasiva). Para hoje para além do programa científico, que decorre desde as 8.30 horas, está previsto à noite um programa social que pretende estreitar os laços profissionais entre os participantes. Amanhã decorrerá uma sessão plenária da Sociedade Extremenha de Medicina Interna e a sessão de encerramento das Jornadas está prevista para as 13 horas.

Rui Comboias – Gab. Inf. HSLE

Comments: 0