Évora: Trabalhadores da Kemet Electronics terminam hoje greve, mas prometem continuar protestos

Views: 473

evora_praca_geraldoOs trabalhadores da fábrica de Évora da multinacional norte-americana Kemet Electronics terminam hoje uma greve de quatro dias, de duas horas em cada turno, prometendo continuar os protestos com eventuais novas paralisações.

O delegado sindical e dirigente do Sindicato das Indústrias Elétricas do Sul e Ilhas (SIESI), Hugo Fernandes, adiantou à Agência Lusa que “a greve está a superar as expetativas”, registando uma adesão “superior a 90 por cento”.

A Lusa contactou a administração da empresa, que se escusou a prestar declarações sobre a paralisação.

Os operários da unidade alentejana iniciaram segunda feira uma greve de duas horas no princípio de cada turno e durante quatro dias para protestar contra a decisão da administração da empresa de suprimir o pagamento do subsídio de turno e do trabalho noturno.

Os trabalhadores reivindicam também o cumprimento do direito legal a um mínimo de 22 dias úteis de férias, o respeito patronal pelos direitos dos trabalhadores estudantes, a atribuição de funções correspondentes às suas categorias profissionais e o fim da deslocalização de equipamentos para o México.

“Os trabalhadores da Kemet Electronics não pensam desistir e têm vontade de continuar a lutar, apesar de ainda não termos qualquer resposta, por parte da direção da empresa, em relação às nossas reivindicações”, afirmou o sindicalista.

Por isso, acrescentou, “têm surgido, por parte dos trabalhadores, várias propostas para novas formas de luta”, que deverão ser discutidas num plenário a realizar na próxima semana.

“Existem várias propostas e nem todas são de uma nova greve”, disse, revelando que uma das formas de luta poderá passar por os trabalhadores “mudarem de atitude perante as chefias, de uma forma silenciosa, para responder ao silêncio” da empresa.

Com cerca de 350 operários, a fábrica de Évora da multinacional norte-americana Kemet Electronics produz condensadores de tântalo, componentes utilizados na produção de telemóveis e em equipamentos eletrónicos para a indústria automóvel.

SYM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0