Évora/Energia: Primeira rede elétrica inteligente arranca hoje em Évora

Views: 729

evora_chafarizQuase dois anos e meio depois do seu lançamento, o projeto de rede elétrica inteligente da EDP InovGrid arranca hoje em Évora, cidade “piloto” escolhida para a instalação de 31 mil contadores inteligentes que permitem mais comunicação cliente-empresa.

Os novos contadores inteligentes (chamados Energy Box) são a face mais visível do projeto e garantem não só a telecontagem dos consumos de energia em tempo real, mas também a mudança de tarifa à distância por solicitação do cliente e uma gestão mais eficiente dos consumos individuais de eletricidade.

O projeto InovGrid de Évopra – feito através de parceria da EDP com o INESC Porto, a EFACEC e a JANZ, entre outras – passa não só pelos contadores inteligentes (e-boxes), como por terminais de comunicação ligados a vários pontos de transformação da cidade.

Em conjunto, os novos aparelhos permitirão ainda a um cliente que tenha um aparelho de microgeração de energia saber quanta eletricidade está a injetar na rede.

Mas a rede elétrica inteligente que arranca hoje em Évora – numa cerimónia que conta com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e com o presidente da EDP, António Mexia – na prática também cria um novo sistema de monitorização e controlo de toda a rede de distribuição.

Esta característica, considera a EDP, também permitirá uma gestão mais eficiente dos 16 pontos de carregamento de veículos elétricos que já estão montados na cidade alentejana.

Inovações na rede e na mobilidade elétrica que, conjugadas, levaram a EDP e a autarquia local a “baptizar” Évora como a primeira InovCity portuguesa, experiência que mais tarde a elétrica pensa alargar a outras cidades do país.

NVI

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

Lusa/Tudoben

Comments: 0