Fado é tema de Festa em Portalegre
Comemorações do Dia da Cidade de 12 a 26 de Maio
A Câmara Municipal de Portalegre organiza de 12 a 26 de Maio, as Comemorações do Dia da Elevação de Portalegre a Cidade, que é assinalado a 23 de Maio.
Este ano as festividades são inspiradas na temática Fado, classificado Património Imaterial da Humanidade e é no Jardim da Avenida da Liberdade onde irão decorrer a maior parte das iniciativas.
As Associações Culturais foram convidadas a participar e a valorizar o Fado e a sua ligação à identidade portalegrense. O Fado, expressão poética da alma de um povo, apresenta-se aqui como um factor de união entre a comunidade local.
Com o Fado como tema central, as Festas da cidade serão preenchidas com noites de Fados, um ciclo de cinema em colaboração com IPP (Instituto Politécnico de Portalegre), um painel de discussão “Fado e José Régio” e uma exposição, esta última, resultante de uma parceria com o Museu do Fado e com a Turismo do Alentejo, ERT. Ao longo das Comemorações haverá ainda momentos de poesia, música e encontro de coros e recitais, lançamento de livros, uma exposição de pintura, várias iniciativas culturais e desportivas, entre muitas outras.
No dia 23 de Maio, data em que se assinalam os 462 anos da Elevação de Portalegre a cidade, o dia começa com o hastear da bandeira con honras militares nos Paços de Concelho seguindo-se a Missa Solene na Sé Catedral presidida por D. Antonino, bispo de Portalegre e Castelo Branco. Esta cerimónia conta com a participação das associações culturais da cidade que irão dar a sua interpretação aos cânticos da eucaristia.
Pelas 14h30 tem início nos Paços de Concelho a Sessão Solene comemorativa deste dia, presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira e com a presença do Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.
As festas terão ainda muita animação e divertimento e a presença das tradicionais “Maias”. As crianças vestidas de branco e enfeitadas com malmequeres brancos e amarelos partem do Rossio e percorrem as várias ruas da cidade, terminando o seu desfile no jardim da Avenida da Liberdade. O dia finaliza com o espectáculo de António Pinto Basto acompanhado pela Sociedade Recreativa e Musical Euterpe no mesmo jardim. Os festejos prosseguem com diversas actividades envolvendo as associações, as entidades do concelho e com a participação da comunidade.
Para Adelaide Teixeira, presidente da CMP “A autarquia assinala esta efeméride tão importante para os portalegrenses através de um projecto que homenageia o Fado como Património Imaterial da Humanidade e a sua ligação à cidade de Portalegre. O Fado é, sem dúvida, um símbolo cultural de Portugal, e em Portalegre sempre se cultivou o Fado. O poeta José Régio é um exemplo disso ao editar o livro de poemas “Fado” e deu um contributo importante para a sua valorização como canção nacional. Além disso a fadista Lucília do Carmo era portalegrense. Por outro lado trouxemos as festas para o Jardim da Avenida da Liberdade e dotámo-las de muita animação e portanto estou convencida que estas festas têm todos os ingredientes para serem um sucesso e agradarem aos portalegrenses.”

