Grândola: Professor e investigador Carlos Neto dá palestra sobre a importância da brincadeira na infância 

Views: 96

Professor e investigador Carlos Neto dá palestra sobre a importância da brincadeira na infância 

 

“Do Brincar ao Desporto” é a temática da palestra que o Professor Catedrático Jubilado Carlos Neto vai apresentar em Grândola no dia 19 de novembro, pelas 17h00, no Cine Granadeiro Auditório Municipal.

 

Carlos Neto é um dos maiores especialistas mundiais em desenvolvimento motor e uma referência mundial na área da brincadeira e do jogo e da importância de ambos para as crianças. Para este professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL), as crianças brincam e mexem-se cada vez menos e por esse motivo, o analfabetismo motor tornou-se um problema gravíssimo. Já não se vêm crianças a brincar na rua. 

Por essa razão, o trabalho de investigação académica que tem vindo a desenvolver há quase cinco décadas centra-se sobretudo no papel do brincar e do jogo no desenvolvimento da criança, na independência de mobilidade em crianças e jovens, e no bullying nas escolas.

Participante assíduo em seminários, congressos e ações de formação sobre o desenvolvimento motor e o ensino da educação física nos primeiros níveis de escolaridade, orienta igualmente diversos projetos de investigação e interação comunitária e é autor de quatro livros, o mais recente, publicado em 2020, “LIBERTEM as crianças: a urgência de brincar e ser ativo”. 

 

Convidamos pais, jovens (futuros pais), comunidade educativa e público em geral, a assistirem à palestra “Do Brincar ao Desporto”, com entrada gratuita e limitada à capacidade da sala.