Jovens criadores mostram-se no Alentejo em áreas como artes plásticas, design e joalharia

Views: 307

alentejo_paisagemA Mostra de Jovens Criadores realiza-se este ano no Alentejo, com iniciativas dedicadas a várias áreas artísticas nos concelhos de Évora e Portel, na sexta-feira e no sábado, ficando patente uma exposição pluridisciplinar até 28 Janeiro.

A mostra resulta de um concurso a que os jovens artistas submetem os seus trabalhos e permite a descoberta de novos talentos, como sucedeu com o escritor José Luís Peixoto e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, disse hoje à agência Lusa a presidente do Instituto Português da Juventude, Helena Alves, que organiza o evento juntamente com o Clube Português de Artes e Ideias.

Este ano, a mostra conta com a vertente “design de equipamento” que não esteve presente na anterior edição, destacou a responsável, frisando que por vezes os projectos apresentados acabam por ser “embriões de empreendedorismo”.

A organização aposta também em parcerias com escolas da região para a promoção de ateliers entre os alunos e os jovens artistas, acrescentou.

“Por isso, escolhemos sempre regiões diferentes (para cada edição). É também uma oportunidade para os jovens criadores terem acesso a um mercado diferente”, referiu.

Helena Alves faz um balanço positivo da iniciativa, que vai para a 13.ª edição e promete continuar: “Cada vez temos mais gente a concorrer e com trabalhos de nível mais elevado”.

“Cada vez há mais artistas que vão saindo. É uma iniciativa que tem vindo em crescendo e não faz sentido terminá-la”, sublinhou, destacando que, ao longo do ano, os trabalhos expostos irão percorrendo o país.

Alguns dos jovens criadores terão também oportunidade de participar em eventos internacionais, no âmbito de parcerias.

O Palácio D. Manuel e a Igreja de São Vicente, em Évora, vão acolher uma exposição de artes plásticas e digitais, de design de equipamento e gráfico, fotografia, ilustração, joalharia e vídeo, que ficará patente até ao dia 28.

Em Évora, haverá também um “café literário” e uma passagem de moda, enquanto no Auditório Municipal de Portel vão realizar-se espectáculos de música e dança.

Na inauguração do evento é esperada a presença do secretário de Estado da Juventude, Laurentino Dias.

A mostra já passou por Lisboa, Guarda, Aveiro, Braga, Porto, Coimbra, Santa Maria da Feira, Silves, Amarante e Montijo.

AH.

Lusa/Tudoben

Comments: 0