MUSEU RURAL EM ESTREMOZ REABRE EM NOVO ESPAÇO

Views: 985

No próximo dia 2 de setembro, pelas 11:00 horas, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, irá ser inaugurada a nova exposição, agora permanente neste novo espaço, do Museu Rural da Casa do Povo de Santa Maria.

O Museu Rural de Estremoz foi fundado no ano de 1951, pela Casa do Povo de Santa Maria, tendo como fundadores os Srs. Bento Caldas e Cortes Simões, e o auxílio dos artistas Capela, Silva, Alberto Cutileiro e Joaquim Velhinho, entre outros.

Inicialmente ficou instalado no antigo Convento das Maltesas de Estremoz, mas com o passar dos anos e com as sucessivas expansões, houve necessidade de mudar de instalações, devido ao aumento do seu acervo, composto por peças ligadas á etnografia da região.

Encerra em 2003 e é reaberto, com o apoio da Câmara Municipal, a 18 de maio de 2007, no Centro Cultural Dr. Marques Crespo, com uma exposição de longa duração, com peças de Barrística e Olaria da autoria do artesão estremocense Mestre Mariano da Conceição.

Em 2015 volta a encerrar para nova instalação, desta vez no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, com nova mostra permanente, a destacar as coleções de Figurado em Barro de Estremoz, Olaria de Estremoz e Arte Popular em madeira, chifre e cortiça. As figuras em madeira de Capela e Silva que representam trabalhadores/as agrícolas estarão igualmente patentes, bem como um conjunto de carros rurais e uma pequena coleção de suportes de espetos em metal. 

Filmes realizados pelo Prof. Joaquim Vermelho, sobre o mundo rural e artesanato, estarão continuamente a ser exibidos.

O Museu estará aberto diariamente, exceto feriados, com entrada gratuita, estando ao dispor das escolas e grupos, com um conjunto de ações educativas.