Estremoz: Município faz intervenções para retomar “bom funcionamento” da distribuição de água

Views: 745

estremoz_imgO município alentejano de Estremoz (Évora) anunciou hoje ter desenvolvido pequenas intervenções de “grande importância” para retomar o “bom funcionamento” da distribuição de água ao concelho.

A falta de água afetou em 2008 e 2009 moradores e comerciantes de várias zonas da cidade e de algumas freguesias do concelho.

O presidente da autarquia, Luís Mourinha, explicou hoje à Agência Lusa que, no sentido de dar resposta aos “anseios da população” e de melhorar as condições de abastecimento de água, o atual executivo municipal avançou com um conjunto de pequenas intervenções, muitas delas não visíveis.

Luís Mourinha indicou que as intervenções registaram-se nomeadamente nos reservatórios, nas captações e na rede de abastecimento, com a intenção de “minimizar” os efeitos da falta de água no concelho.

“Com estas intervenções pretendeu-se também melhorar a qualidade e a pressão da água na rede de abastecimento”, salientou o autarca.

Luís Mourinha realçou que, atualmente, “o problema parece estar minimizado”, garantindo que “no futuro serão desenvolvidas intervenções mais profundas no sentido de resolver o problema”.

Segundo o município de Estremoz, foi efetuada a ativação, limpeza e higienização de todos os reservatórios do concelho, entre os quais os depósitos situados junto ao estádio municipal.

Os serviços municipais efetuaram também a limpeza de condutas de distribuição desde os reservatórios junto ao estádio municipal e reforço da rede pública de abastecimento e distribuição de água junto ao parque de feiras.

A substituição de bombas e de condutas na captação das Chocas e a substituição de válvulas, controlo do caudal de água e reparação de diversas roturas foram outras ações desenvolvidas.

Os serviços municipais procederam ainda à instalação de condutas e válvulas na captação do Regimento de Cavalaria 3, com o objetivo de alimentar a zona da avenida Tomaz Alcaide.

TCA.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0