Museus: Museu Nacional da Música vai ser transferido de Lisboa para Évora

Views: 1147

evora02O Museu Nacional da Música, a funcionar na estação do Alto dos Moinhos do Metro de Lisboa, vai ser instalado no Convento de São Bento de Cástris, em Évora, anunciou ontem o secretário de Estado da Cultura.

O processo de transferência do museu para as novas instalações, um espaço “magnífico” e classificado como monumento nacional, irá decorrer por fases e, “se tudo correr bem”, deverá concretizar-se ao logo de “quatro anos”, precisou Elísio Summavielle.

O governante falava na cerimónia de credenciação dos dez novos membros da Rede Portuguesa de Museus, que decorreu no Museu Rainha D. Leonor/ Museu Regional de Beja.

Segundo Elísio Summavielle, o Museu da Música “nunca teve oportunidade de mostrar o seu acervo”, já que funciona provisoriamente desde 1994 na ala poente da estação de metropolitano Alto dos Moinhos, em instalações cedidas pelo Metro de Lisboa, através de um protocolo de mecenato assinado com o extinto Instituto Português de Museus.

De acordo com informações do sítio de Internet do equipamento, o Museu da Música, tutelado pelo Instituto dos Museus e da Conservação, possui uma coleção de quase 1400 instrumentos musicais dos séculos XVI a XX, sobretudo europeus, mas também africanos e asiáticos, de tradição erudita e popular.

O espólio do museu tem também um acervo iconográfico musical, constituído por coleções de cerâmica, desenho, escultura, fotografia, gravura, serigrafia e pintura, como alguns óleos dos séculos XVI a XIX.

O museu possui ainda um acervo fonográfico, com cerca de nove mil peças, como discos antigos de 78 e 80 rotações, e outro documental, com “inúmeros documentos gráficos”, como centenas de partituras impressas nos séculos XIX e XX.

A instituição tem como missão “salvaguardar, conservar, estudar, valorizar, divulgar e desenvolver” os seus bens culturais, “promovendo o património musicológico, fonográfico e organológico português, tendo em vista o incentivo à qualificação e divulgação da cultura musical portuguesa”.

Fundado em 1274 por D. Urraca Ximenes, o Convento de São Bento de Cástris, situado na freguesia da Malagueira, no concelho de Évora, é o mais antigo mosteiro feminino do sul de Portugal.

O convento, que entre os anos de 1960 e 2005 albergou a secção masculina da Casa Pia de Évora, está atualmente desocupado e encontra-se devoluto.

Segundo Elísio Summavielle, a entrada de dez novos membros na Rede Portuguesa de Museus hoje formalizada “é um sinal muito importante do crescente número” de museus que está a “aderir” às normativas de qualidade que é necessário “cumprir” para entrar na rede.

Quanto a vantagens, destacou, os museus, ao integrarem a rede, têm acesso a “muito mais apoio técnico”, a apoios comunitários e a uma “visibilidade muito maior”.

Atualmente, os museus “já não são locais sagrados onde íamos visitar apenas coleções e onde nada se passava”, mas sim “centros de formação sociocultural” e “fazem parte do desenvolvimento que queremos para as nossas comunidades”.

“Os museus que queremos para o século XXI são locais onde revisitamos o passado, mas onde perspetivamos também o futuro”, disse, defendendo que “o futuro só se pode fazer com o património”.

LL.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0