Música: Temporada de concertos no Paço Ducal de Vila Viçosa começa sexta feira

Views: 4846

vila_vicosa_notUm recital a cargo de João Pereira Coutinho (flauta) e Paulo Amorim (guitarra) abre na sexta feira a temporada de concertos de música clássica na capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, anunciou hoje a organização.

O evento é organizado pela Fundação da Casa de Bragança e o concerto inaugural está marcado para as 21:00.

A temporada de concertos de música clássica 2010 contará com um total de oito recitais, na capela do Paço Ducal, com entrada livre.

Os concertos seguintes decorrem de maio a outubro, na última sexta feira de cada mês, estando o encerramento marcado para 10 de dezembro, com o recital de Natal, todos marcados para as 21:00.

Tiago Salgueiro, técnico da Fundação da Casa de Bragança e responsável pelo evento, disse hoje à Agência Lusa que a temporada de concertos 2010 vai lembrar um nome dos “mais ilustres” que passaram pela capela do Paço Ducal, João Lourenço Rebelo (1610-1661), “companheiro de estudos do Rei Restaurador e Mestre da Capela Real”, do qual se assinalam quatro séculos de nascimento.

“Outras linguagens musicais e diversos períodos históricos, numa proposta tão abrangente quanto possível, completam o repertório do evento”, adiantou o responsável.

Segundo os promotores, a tradição musical da Casa de Bragança remonta ao período de construção do Paço, no início do século XVI.

A reunião, ao longo de séculos, da famosa biblioteca de D. João IV, juntamente com a formação de gerações de músicos no Colégio dos Reis, associado à Capela, deixaram memória que perdura e se celebra através dos recitais organizados anualmente.

TCA.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0