Notícias breves da região Alentejo

Views: 2504

Perto de mil idosos esperados em Évora para “Dança Comigo Sénior”

Cerca de 1.000 idosos de Évora são esperados terça-feira na Arena d’Évora para a iniciativa “Dança Comigo Sénior”, um espectáculo de dança, animado por uma orquestra.

A iniciativa, com início às 15:00, marca o encerramento do programa municipal “Seniores Activos”, cujo principais objectivos são a promoção da actividade física e estilos de vida saudáveis no seio da população idosa.

A primeira parte do espectáculo é dedicada à actuação de um conjunto de pares idosos que integram aquele programa municipal, seguindo-se um baile em que todos poderão exibir os seus dotes artísticos e jeito para a dança.

RRL.

Fantasporto leva cinema fantástico ao Natal em Sines

O Fantasporto, um dos mais importantes festivais de cinema fantástico do mundo, vai mostrar em Sines, entre sábado e segunda-feira, alguns dos seus filmes de maior sucesso.

No auditório do Centro de Artes de Sines vão ser projectadas as películas “A Trunfa” (Bill Blympton – EUA) e “Bibi – A Pequena Feiticeira” (Hermine Huntgeburth, Alemanha), duas sessões especialmente dedicadas ao público juvenil.

Também os filmes “Amigo” (de Kyung-Taek, Coreia do Sul), “2009 – Memórias Perdidas” (Lee Simyung, Coreia do Sul) e “Motown – Uma História” (Paul Justman, EUA) serão exibidos na cidade do Litoral Alentejano.

RRL.

Município de Sines aprova orçamento e Grandes Opções do Plano para 2009

A Câmara Municipal de Sines anunciou hoje a aprovação, por maioria, das Grandes Opções do Plano 2009/2012 e do Orçamento para o próximo ano, no valor de cerca de 49,2 milhões de euros.

Entre os projectos para o próximo ano, encontram-se o concurso e início da construção da Cidade Desportiva de Sines, novas escolas básicas e pré-escolas, conclusão da revisão do Plano Director Municipal (PDM), iniciativas de regeneração urbana no centro histórico ou o lançamento do Museu do Mar e dos Descobrimentos.

As Grandes Opções do Plano e o Orçamento ainda têm que ser aprovados pela Assembleia Municipal, em data por agendar.

RRL.

BEJA – Ferreira do Alentejo tem nova ETAR em Santa Margarida do Sado

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Santa Margarida do Sado entrou sexta-feira em funcionamento, depois de um investimento de 90 mil euros do município de Ferreira do Alentejo.

O sistema da ETAR baseia-se na tecnologia de tratamento biológico por lamas activadas em regime de arejamento prolongado, que o município espera que introduza uma “melhoria muito significativa” no tratamento dos efluentes domésticos descarregados no rio Sado.

Segundo a autarquia, tratou-se de uma infra-estrutura, construída no âmbito do Plano Municipal de Substituição/Modernização de Estações de Tratamento de Águas Residuais do concelho, incluído no projecto Ferreira Sustentável.

RRL.

Lusa/Tudoben

Comments: 0