Papa/Portugal: Arcebispo de Évora destaca frontalidade de Bento XVI nos problemas incómodos para a Igreja
O arcebispo de Évora, José Alves, destacou hoje a “frontalidade” do papa Bento XVI na forma como tem lidado com problemas incómodos para a Igreja, relacionados com pedofilia, sublinhando que uma das suas características é a defesa da verdade.
“A vinda do papa a Portugal põe em evidência a sua frontalidade, (…) nenhum papa tinha tido até hoje a abertura e frontalidade de se posicionar sobre estas questões e tentar resolvê-las a partir daquilo que tem defendido nos seus documentos”, realçou.
O arcebispo de Évora respondia a perguntas dos jornalistas numa conferência de imprensa que serviu para apresentar o 44.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano sobre o tema das redes digitais.
“Uma das características que [Bento XVI] tem demonstrado é enfrentar os problemas com a verdade”, disse, defendendo que “a verdade deve ser tida em conta, analisada e, em consequência disso, proceder-se de acordo com a objetividade dos factos”.
“Essa é uma qualidade extraordinária que o papa tem”, realçou.
Numa altura em que têm sido denunciados casos de pedofilia envolvendo elementos da Igreja Católica, o arcebispo de Évora considerou que o papa é “uma das inteligências mais brilhantes da atualidade, que aborda os temas com grande profundidade e, ao mesmo tempo, de uma forma direta, clara e muito simples”.
Por isso, acrescentou, Bento XVI vai ser bem recebido em Portugal, porque é um papa que “dá a cara e não se inibe de aparecer seja por que razão for”.
Questionado sobre a situação económica de Portugal, o prelado alentejano disse que os problemas financeiros do país “são da competência dos governos” e não da Igreja, mas que o papa pode trazer aos portugueses “uma palavra de conforto e esperança”.
“Quem está em dificuldades, mesmo que alguém não lhe resolva diretamente o problema, é importante sentir que não está só, que tem alguém que está por perto, que conforte, que o ajuda materialmente e também no sentido humano espiritual”, afirmou.
Bento XVI visita Portugal de terça a sexta feira e passará por Lisboa, Fátima e Porto.
SYM.
*** Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben

