Ponte de Sor:Inauguração da exposição “CAIM: duelo no paraíso”

Views: 625
Juan_Mar

Nós, que mesmo olhando, não vemos: Inauguração da exposição “CAIM: duelo no paraíso”  de Juan Mar (Espanha) no Centrum Sete Sóis Sete Luas de Ponte de Sor .

Agitar as consciências. É uma das missões do artista, despertar o homem do seu entorpecimento e re-educá-lo à utilização dos olhos. Não só os olhos em termos de órgãos físicos que nos permitem distinguir as cores e as superfícies, mas entendidos como os olhos da inteligência, uma janela que nos dá a possibilidade de ir além do simples dado visível. É esta a aposta do artista andaluso Juan Mar: ir além da realidade para “PROCURAR O SENTIDO QUE ESTÁ ATRÁS DO VISÍVEL” escreve José Saramago na descrição da obra de Juan Mar.
Sempre na procura do que está atrás, o artista espanhol, inspirando-se no romance “Caim” de José Saramago, realiza a sua última serie em homenagem  ao Nobel. Uma série que convida o espectador à reflexão sobre a religião, sobre um Deus extremamente rígido que para pôr em prova a fé do homem, pede-lhe que sacrifique o seu próprio filho.
O Centrum Sete Sóis Sete Luas de Ponte de Sor inaugura a programação artística 2012 com esta denúncia das injustiças e esta sede de verdade. A arte é o seu instrumento e Juan Mar o seu porta-voz. Ele apresenta, desde o dia 14 de Janeiro até ao dia 11 de Fevereiro, uma rica instalação de fotografias, pinturas e collages que representam o drama do homem.
Juan Mar é um dos artistas mais interessantes da nova geração vinda da Andaluzia. Ele realizou várias exposições monográficas e coletivas em Andaluzia e Catalunha, além de ter feito o cartaz Festival Sete Sóis Sete Luas do 2005.
A inauguração de Sábado 14 de Janeiro às 17.00 horas contará com a presença do artista para acompanhar os espectadores nesta denúncia social contra a injustiça, marginalização e exploração. Nos dias antecedentes, 11, 12 e 13 Juan Mar realizará os laboratórios de criatividade com as escolas de Ponte de Sor.
Centrum Sete Sóis Sete Luas
Avenida da Liberdade, 64 – F
PONTE DE SOR
Inauguração: Sábado, 14 de Janeiro, às 17:00H
Horário: todos os dias (excepto Domingos e feriados) 10:00H às 13:00H, 14:00H às 18:00H
Até 11 de Fevereiro
Entrada Livre
Info: info@7sois.org;
www.7sois.eu

Comments: 0