Reguengos de Monsaraz: Marta Prates eleita para membro da Mesa do Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses

Views: 311

Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, foi eleita no dia 11 de dezembro para membro da Mesa do Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses. A eleição aconteceu em Aveiro durante o 25.º Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, tendo Marta Prates integrado a lista de Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que foi escolhido para liderar este órgão.

A Mesa do Congresso é constituída por 13 elementos, sendo um presidente, cinco vice-presidentes e sete vogais. Para além de Carlos Moedas e Marta Prates, a Mesa do Congresso integra também os autarcas de Moimenta da Beira, Lousã, Santarém, Ourique, Câmara de Lobos, Almada, Covilhã, Marco de Canaveses, Penafiel, São Brás de Alportel e Marinha Grande.

O Congresso Nacional reúne ordinariamente de dois em dois anos e com carater eletivo até quatro meses após as eleições autárquicas, assim como extraordinariamente sempre que para tal for convocado pelo Presidente, a requerimento do Conselho Geral ou pelo menos por um terço dos membros da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Marta Prates considera que “esta eleição dignifica Reguengos de Monsaraz e responsabiliza-nos, mas sobretudo coloca-nos no caminho ativo da procura e reivindicação de instrumentos para que o poder local possa, de forma concreta, estar mais próximo de todos e fazer mais pelas pessoas”.

 

Neste congresso foi eleita Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, para Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, e Jorge Pinto, Presidente da Assembleia Municipal de Borba, para Presidente do Conselho Fiscal.