Reguengos de Monsaraz vai receber três espetáculos da Bienal Internacional de Marionetas de Évora

Views: 184

A BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, que vai realizar-se de 6 a 11 de junho, programou três espetáculos para Reguengos de Monsaraz. O anúncio do programa da BIME decorreu no dia 21 de abril na Biblioteca Pública de Évora com a presença de Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, onde foi referida a decisão da organização, o Centro Dramático de Évora (CENDREV), de descentralizar esta iniciativa para outras localidades do distrito de Évora.

Marta Prates refere que “estou muito feliz por conseguirmos levar esta bienal tão importante para Reguengos de Monsaraz, juntando-se às nossas propostas da autarquia para a concretização de um programa cultural diversificado no concelho”. A autarca considera que “a aposta na cultura é uma das prioridades deste executivo municipal e pretendemos mostrar aos nossos munícipes todas as artes”.

No dia 9 de junho, Reguengos de Monsaraz vai receber o espetáculo de Alex Barti, macedónio radicado na Dinamarca que viaja pela Europa com o seu inseparável Mister Barti, uma marioneta suspensa por dezenas de fios que a conseguem fazer mudar a expressão do rosto para mostrar raiva, alegria ou prazer. No dia seguinte realiza-se o espetáculo com o espanhol Néstor Navarro, encenador e dramaturgo da companhia de marionetas La Puntual, de Barcelona.

 

No dia 11 de junho, a companhia brasileira Anima Sonho, fundada em 1984, vai atuar em Reguengos de Monsaraz. Esta companhia tem apresentado espetáculos de marionetas e fantoches manipulados no palco por dois atores em países como o Japão, Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha e Itália.

 

A edição deste ano da BIME vai ter 27 companhias de 10 países que vão realizar um total de 72 espetáculos em Évora, Reguengos de Monsaraz e Arraiolos.