Semanas Gastronómicas do Gaspacho, Saladas e Beldroegas 2 a 10 de julho | Grândola

Views: 127

A primeira edição de verão das semanas gastronómicas junta o tradicional e típico gaspacho, as saladas frescas e diversificadas de verão e as deliciosas beldroegas.

Até ao dia 10 de julho, em 11 restaurantes do concelho de Grândola, poderá saborear as tradicionais açordas de beldroegas com toucinho ou queijo fresco, o gaspacho acompanhado com peixe frito ou grelhado e cerca de duas dezenas de sugestões de saladas.

No âmbito desta edição da iniciativa gastronómica promovida pelo Município de Grândola e do pelo projeto EmRaiz’Artes*, vai realizar-se no dia 9 de julho o workshop “Confeção de Açorda de Beldroegas e Gaspacho, na Casa Mostra de Produtos Endógenos.

 

* EmRaiz’Artes é um projeto de educação não formal que o Município de Grândola tem vindo a desenvolver desde 2018. O projeto atua promotor de ações educativas e, simultaneamente, como facilitador do encontro entre várias estruturas já existentes na comunidade: associações juvenis, culturais e desportivas, centros de dia, comissões de moradores e cidadãos que pretendam efetuar ações de formação nas várias vertentes, otimizando a sua ação e valorizando saberes existentes e identificados. Integram este projeto vários serviços Municipais (Educação, Cultura, Desporto, Juventude, Turismo, Património, Ambiente, Arquivo, Biblioteca, Viver Solidário, Universidade Sénior, Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo, Serviço Veterinário). A ação do Município é elemento fundamental para a criação de uma “rede de agentes do saber” passíveis de promoverem ações de educação em contexto não formal, propondo à comunidade uma série de ações devidamente calendarizadas às quais poderão ter acesso. As ações terão sempre por base a educação para a cidadania e a educação ambiental como sua parte integrante. O projeto tem como público-alvo toda a população do concelho, subdividida em dois grandes grupos, comunidade escolar e população em geral.