Elvas/Caia/TGV: Marco muito importante” para rede de alta velocidade…(ATUALIZADA)

Views: 660

TGVO ministro das Obras Públicas e dos Transportes, António Mendonça, destacou ontem como “um marco muito importante” para a rede ferroviária de alta velocidade em Portugal, e consequente “dinamização da economia”, a promulgação do diploma do troço Poceirão-Caia.

O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou o decreto-lei que aprova as bases de concessão do troço ferroviário de alta velocidade Poceirão-Caia, anunciou e a Presidência, em comunicado.

O chefe de Estado decidiu promulgar o diploma, tendo em conta que “o Governo comunicou que irá proceder à certificação por entidade independente da última análise custo-benefício realizada sobre este projeto”, embora “as informações recebidas não esclareçam todas as dúvidas”.

Reagindo à agência Lusa, o ministro das Obras Públicas, dos Transportes e das Comunicações referiu que a promulgação do decreto-lei constitui “um marco muito importante”, ao “permitir o arranque concreto da alta velocidade em Portugal”, em particular da ligação em TGV entre Lisboa e a capital espanhola, Madrid.

António Mendonça realçou a importância do projeto para “dinamizar a economia portuguesa”, gerando novos empregos e competitividade empresarial, acrescentando que a ligação em comboio de alta velocidade entre Lisboa e Madrid permitirá estreitar as “relações económicas” entre Portugal e Espanha.

O titular da pasta das Obra Públicas e dos Transportes adiantou que, com a promulgação do decreto-lei que aprova as bases de concessão do troço Poceirão-Caia, será possível “proceder à assinatura do contrato” de concessão, lembrando que o lanço tem uma componente de alta velocidade para passageiros e mercadorias e outra convencional, somente para mercadorias, que estará articulada à plataforma logística do Poceirão e aos portos de Lisboa, Setúbal e Sines.

HSF/ER.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0