TGV: Vencedor do primeiro concurso vai ser conhecido na próxima semana – ministro das Obras Públicas

Views: 286

tgv_notO consórcio vencedor do primeiro concurso do projecto de alta velocidade (TGV), relativo à construção e manutenção do troço Poceirão-Caia, será conhecido na próxima semana, disse hoje o ministro das Obras Públicas, António Mendonça.

“A comissão [que avaliou as propostas finais dos dois consórcios finalistas] já tomou a decisão. O relatório com a decisão da comissão já está no Ministério [das Obras Públicas] e durante a próxima semana haverá uma decisão nesta matéria”, disse António Mendonça, em conferência de imprensa.

O ministro das Obras Públicas afirmou ainda que “durante o primeiro semestre de 2010, haverá uma decisão sobre o troço” Lisboa-Poceirão, que inclui a Terceira Travessia do Tejo.

Os dois consórcios finalistas no concurso para a construção e manutenção do troço Poceirão-Caia são liderados pela Brisa/Soares da Costa e pela Mota-Engil.

O consórcio Elos – Ligações de Alta Velocidade, que integra a Brisa e a Soares da Costa, apresentou uma proposta final que aponta um valor de construção de 1.359 milhões de euros, segundo dados divulgados pela RAVE – Rede Ferroviária de Alta Velocidade, em Junho.

A proposta final deste agrupamento aponta um custo anual de manutenção de 12,2 milhões de euros.

O outro consórcio finalista, o Altavia Alentejo – Infra-estruturas de Alta Velocidade, liderado pela Mota-Engil, tinha apresentado uma proposta final que apontava para um custo de construção de 1.334 milhões e um custo anual com manutenção de 18 milhões de euros.

O concurso visa a atribuição da concessão do projecto, construção e financiamento, manutenção e disponibilização, por 40 anos, das infra-estruturas ferroviárias que integram o troço Poceirão-Caia, numa extensão de 170 quilómetros, compreendendo também a exploração da estação de Évora.

CSJ

Lusa/Fim

Comments: 0