Tudo o que precisa de saber sobre as eleições europeias de 2019

Views: 547

De 23 a 26 de maio de 2019, os cidadãos da UE votam para o próximo Parlamento Europeu.

Ao votar nas eleições europeias, os cidadãos elegem os 705 deputados que compõe o Parlamento Europeu e os representarão na União Europeia (UE) nos próximos cinco anos, ou seja, até 2024.
Vários aspetos das eleições, como a idade para exercer o voto e votar no estrangeiro, diferem de país para país. Em Portugal, por exemplo, as eleições serão, em princípio, a 26 de maio de 2019. Os portugueses que residem noutro país da UE têm direito a votar nos candidatos do país de residência ou nas listas portuguesas nos serviços consulares (embaixada ou consulado), mediante inscrição prévia.

A autoridade eleitoral nacional (no caso português, o Ministério da Administração Interna) tem as informações mais recentes sobre os detalhes práticos (por exemplo, as assembleias de voto) e regras nacionais de votação.

O que está em jogo?
Votar nas eleições europeias significa ter uma opinião sobre a direção que a UE tomará nos próximos cinco anos em áreas como: o comércio internacional, a segurança, a defesa do consumidor, a luta contra as alterações climáticas e o crescimento económico. Os eurodeputados não só moldam a nova legislação, como também escrutinam as outras instituições da UE.

Votar denota também ter uma opinião nas políticas que influenciam a nossa vida diária. Para saber mais sobre o que a UE faz por si e na sua região, consulte o sítio Web O que a Europa faz por mim.

Nesta página descobrirá o impacto da UE na sua saúde, emprego, consumo, educação, família e economia.

Mais informações:

O Parlamento Europeu e a União Europeia: o que são e como funcionam? 

Eleições Europeias 2019: quantos eurodeputados por país? (infografia) 

Ao seu serviço: Eleições Europeias 

Fonte: Parlamento Europeu

Outras informações sobre a UE:

Rede EUROPE DIRECT da Comissão Europeia

Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo do Instituto Politécnico de Portalegre

Tel. 268 626511; E-mail: europedirect@ipportalegre.pt

– contacte o serviço Europe Direct

– ligue para o 00 800 6 7 8 9 10 11 (número verde)