Universidade de Évora | Encontro Nacional de Presidentes, Vice-Presidentes e membros de Conselhos Gerais das Universidades Públicas Portuguesas

Views: 163
O Conselho Geral da Universidade de Évora realiza amanhã, dia 12 de maio, o “Encontro Nacional de Presidentes, Vice-Presidentes e membros de Conselhos Gerais das Universidades Públicas Portuguesas”. A iniciativa tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República que intervém na sessão de abertura através de mensagem gravado em vídeo, e reunirá, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, membros dos Conselhos Gerais de todas as universidades públicas para debater temas estruturantes do ensino superior universitário do nosso país.
 
Nos diversos momentos o Encontro contará com as presenças de João Carrega, Presidente do Conselho Geral da UÉ, Hermínia Vasconcelos Vilar; Reitora da UÉ, Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Maria da Graça Carvalho, Conselheira da UÉ e Deputada no Parlamento Europeu; Alberto Amaral, Presidente da Comissão de Acompanhamento à Revisão do RJIES; José Aranda da Silva, Vice-Presidente do Conselho Geral da UÉ (Moderador); Eduardo Marçal Grilo, Ministro da Educação no XIII Governo Constitucional e ex-presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro; Joaquim Mourato, Diretor Geral do Ensino Superior; João Guerreiro, Presidente da A3ES; Jaime Serra, Conselheiro da UÉ (Moderador) e de Pedro Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior. 
 
A realização deste Encontro surge da necessidade de se refletir sobre o ensino superior universitário no nosso país, quais as ameaças, oportunidades e desafios.
 
A concretização do Encontro Nacional na Universidade de Évora, instituição que em 2023 assinala 50 anos desde a data da sua refundação e 464 anos da sua fundação pelo Cardeal D. Henrique, será também um momento marcante para a vida da Universidade, que deste modo, com todos, quer dar o seu contributo para um ensino superior de qualidade.
 
No final do Encontro deverá sair uma declaração, – Declaração de Évora -, com as principais conclusões do Encontro, a qual será enviada ao Primeiro Ministro, à Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ao Presidente da República e à Assembleia da República.