Grândola é mais amiga das pessoas idosas

Views: 1224
Foto: MM

O Município de Grândola integra o projecto “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, que envolve mais de 100 instituições, nomeadamente 84 câmaras municipais, 14 instituições do ensino superior e organizações que trabalham directamente com a população idosa.

Abolir barreiras físicas, promover uma maior participação cívica na sociedade, aumentar os apoios para combater a exclusão social, e proporcionar mais segurança, são apenas algumas das medidas que o Município pretende implementar para facilitar a vida da população sénior, tornando Grândola, um concelho ainda mais amigo dos idosos.

Este projecto surgiu em Junho de 2010 em torno do conceito “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, concebido pela Organização Mundial de Saúde e visa identificar os aspectos positivos e os obstáculos em oito áreas estratégicas: Prédios Públicos e Espaços Abertos, Transporte, Habitação, Participação Social, Respeito e Inclusão Social, Participação Cívica e Emprego; Comunicação e Informação e Apoio Comunitário e Serviços de Saúde.

Nesse sentido, até ao final de Março, vários técnicos municipais, vão estar em diversos locais públicos do concelho a realizar questionários que visam identificar a realidade Grandolense.

Os inquéritos são dirigidos a maiores de 55 anos, e com base nos resultados obtidos será elaborado um Plano Gerontológico.

Comments: 0