Agricultura: Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz arranca quarta feira com mais de 250 expositores

Views: 644

estremoz_imgA 24.ª edição da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), uma das mais importantes do Alentejo, arranca quarta feira, com mais de 250 expositores, para contribuir para o desenvolvimento económico da região, anunciou hoje a organização.

O certame decorre até domingo, no Parque de Feiras e Exposições da cidade, com a participação de expositores de setores tão diversos como a agricultura, produtos regionais, pecuária, artesanato, artes decorativas, comércio e serviços.

A FIAPE agrega a Feira de Artesanato de Estremoz, considerada pelos promotores como “uma das mais conceituadas a nível nacional”, com a participação de 80 artesãos e 20 participantes da área das artes decorativas, de diferentes localidades do país.

Destinada a contribuir para o desenvolvimento económico e promoção turística da região, a FIAPE, que anualmente recebe largos milhares de visitantes, está a cargo da Câmara Municipal de Estremoz, enquanto o setor da pecuária é da responsabilidade da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE).

O presidente do município de Estremoz, Luís Mourinha, disse hoje à agência Lusa que a FIAPE pretende “mostrar ao exterior o que de melhor se produz no concelho e na região”.

“O certame constitui um dos principais eventos de promoção económica do concelho de Estremoz e do Alentejo, tendo vindo ao longo dos anos a conquistar o seu espaço no calendário regional e nacional das feiras de atividades económicas”, salientou o autarca.

Luís Mourinha disse ainda que a edição deste ano do certame “superou as expectativas do município, num momento difícil da economia”, e realçou que todos os espaços “estão preenchidos”.

No setor da pecuária, vão estar expostos animais de raças seletas, cerca de 560 exemplares de gado ovino e caprino, 80 bovinos e 10 equinos.

O programa do certame inclui ainda concursos de ovinos, nomeadamente os concursos de ovinos da raça Merino Preto e Merino Branco, Preto Precoce Português, Concurso de Ovinos da raça Ile de France, e o Concurso de Bovinos da raça Charolês.

Colóquios técnicos sobre temas de pecuária, agricultura e artesanato, e demonstração de tosquia são ainda outros atrativos do programa.

Os produtos regionais, como enchidos, queijos, doçaria regional, mel, vinho e azeite, e a gastronomia vão também marcar presença, além de espetáculos musicais e atividades desportivas.

O cartaz de espetáculos que vão animar as noites do certame inclui Rita Guerra (quinta feira), Projeto Amália Hoje (sexta feira), “Idolomania”, os dez finalistas do concurso “Ídolos 2009”, da SIC, no sábado, e David Fonseca, no domingo, no encerramento.

No dia de abertura, dia de Estremoz, o espetáculo inclui grupos de dança e de folclore do concelho de Estremoz e o dia de encerramento é dedicado à cidade espanhola de Zafra, geminada com Estremoz e que vai ter uma participação institucional no certame.

Na sessão de inauguração da FIAPE, vão ser entregues os prémios do XV Concurso da Cozinha Alentejana.

TCA.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0