Ambiente: Perto de 200 famílias já receberam visita das Ecobrigadas

Views: 471

plac_solaresPerto de 200 famílias residentes em 16 dos 18 distritos de Portugal continental receberam já a visita das Ecobrigadas, no âmbito do projecto da associação ambientalista Quercus que visa promover a Eficiência Energética, as Energias Renováveis e a Construção Sustentável.

Filipa Alves, uma das responsáveis do projecto, disse à agência Lusa que o objectivo de “esclarecer, dar espaço às pessoas para colocarem questões sobre o que podem fazer e como para conseguirem melhorias em suas casas nestas três áreas”, tem sido “bastante satisfatório”.

Percorridos 16 distritos desde Março, o projecto está esta semana em Santarém, concluindo-se na próxima semana no distrito de Évora.

Contudo, um balanço da avaliação do que os portugueses podem reduzir em termos de consumo e custos com electricidade, só estará disponível em Fevereiro, adiantou, sublinhando que a Quercus está ainda a receber as fichas onde está a ser registado o potencial de poupança.

As acções passam pela realização de sessões de esclarecimento sobre Eficiência Energética, Energias Renováveis e Construção Sustentável e por visitas às habitações das famílias que se inscrevem para que as equipas da Quercus façam uma avaliação do seu potencial de poupança energética.

Segundo Filipa Alves, a maioria das dúvidas incide nas energias alternativas, havendo muita confusão entre os painéis fotovoltaicos e os solares térmicos, representando os primeiros, destinados à produção de energia, um investimento significativo que leva à desistência de muitos dos que se inscreveram e que perdem o valor da inscrição paga.

Por outro lado, verifica-se existir ainda um grande desconhecimento sobre o facto de os aparelhos, mesmo quando em modo “off”, estarem a consumir, disse.

“O modo ‘stand by’ é muito falado, mas o mesmo não acontece com o modo ‘off”, existindo ainda muita gente que não tem a noção do consumo escondido e da poupança que ele pode representar ao fim do ano”, adiantou.

Além deste projecto, a Quercus está a arrancar com um outro, o Ecofamílias, também com a vertente de visitas a habitações mas direccionado para a construção sustentável e que irá decorrer até ao final de 2010.

MLL.

Lusa/fim

Comments: 0