Borba: Oleões começaram a ser instalados em Borba

Views: 652

oleaoOs primeiros oleões começaram a ser instalados em Borba esta terça-feira, 09 de Fevereiro. Os dois primeiros oleões foram instalados no Centro da Cidade e em Santiago de Rio de Moinhos, e mais seis chegarão brevemente de forma a abranger todo o concelho.

O projecto de colocação de oleões tem vindo a ser desenvolvido pela GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, com a colaboração dos municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa. A implementação do sistema integrado de recolha e valorização de óleos alimentares usados garante o destino final adequado deste resíduo, cujo tratamento inadequado provoca graves problemas de poluição de águas e solos e entupimentos e danos nas tubagens dos edifícios e distúrbios no normal funcionamento das ETAR’s.

Nestes novos equipamentos, com capacidade para 500 litros cada, podem ser colocados exclusivamente óleos alimentares usados e nunca azeite ou óleos lubrificantes de motores. É importante referir que o óleo nunca deverá ser depositado directamente no oleão, mas sim armazenado dentro de garrafas de plástico.

A localização dos oleões no distrito de Évora pode ser consultada na Internet, em www.gesamb.pt.

Para quaisquer esclarecimentos deverão os munícipes contactar o Gabinete Verde da Câmara Municipal de Borba através de gabineteverde@cm-borba.pt ou 268 891 630.

Comments: 0