Apresentações e Súmula II Seminário “Pensar Marvão”

Views: 1287

movimento_marvaoNo dia 16 de Janeiro de 2010, pelas 14h30m, na Antiga Escola da Beirã, teve lugar o 2º Seminário “Pensar Marvão” organizado pelo Movimento por Marvão. Este seminário foi abrangido por 2 painéis, o primeiro sobre a saúde e o segundo sobre acção social no Concelho. O painel que abordou as questões da saúde contou com as participações de José Rodriguez Silva, João Bugalhão e Jorge Marques; por outro lado, o painel que incidiu sobre a acção social foi protagonizado por Jorge Rebeca, Cristina Novo e Jorge Alberto.

José Silva arrancou o primeiro painel, dando uma verdadeira consulta colectiva no que respeita à medicina preventiva, explicitando que um estilo de vida saudável contribui de forma decisiva para a prevenção de certas doenças. Explicou quais são as opções que devemos escolher no que toca à alimentação e actividade física. Por outro lado, João Bugalhão, que falou sobre os Cuidados de Saúde Primários em Marvão, começou por fazer uma análise retrospectiva no que toca aos conceitos relacionados com a prestação de cuidados de saúde em Portugal e no Mundo. Tendo adiantado um modelo ambicioso e inovador para a estruturação do Centro de Saúde de Marvão assente numa Unidade de Saúde Familiar, numa Unidade de Cuidados na Comunidade e numa Unida de Cuidados de Saúde Personalizados. A fechar o painel, uma excelente intervenção de Jorge Marques, que aprofundou a Emergência Médica em Marvão, explicitando as fases que compõem a emergência médica, bem como alguns exemplos práticos que ajudaram a compreender a realidade. Por fim lançou a ideia de que se devia investir mais na educação para a emergência médica, pelo que os municípios poderiam ser os provisores desta ideia. Neste enfiamento, seguiu-se um período de debate muito rico, onde intervieram: Luiza Assis, Tiago Pereira, Fernando Bonito Dias, José Manuel Pires, Vanda Costa, e Maria Gertrudes Bernardo.

Depois de um pequeno beberete iniciou-se o segundo painel, que tinha subjacente a acção social no Concelho de Marvão. Jorge Rebeca empeçou, no entanto, por comentar algumas questões do painel anterior falando da importância dos municípios no que respeita à saúde, e comentou a ideia de Jorge Marques que tinha avançado uma Figura do Provedor do Utente, como sendo uma solução interessante para o Concelho. No que diz respeito à sua intervenção, isto é, o papel dos centros de dia e de convívio na vida das comunidades começou por referir a importância que a Associação 25 de Abril tem na Escusa como dinamizador social. Tendo adiantado que o desafio de futuro, de forma sustentada, da associação é construir o Centro de Dia, de forma a melhorar e ampliar a resposta social da associação. Por fim, deixou uma nota de que a Câmara Municipal de Marvão tinha que saber ouvir e incluir os seus munícipes e as suas instituições. Cristina Novo centrou a sua intervenção nas respostas sociais ao envelhecimento e o papel da Casa do Povo de Santo António das Areias, explicitando os recursos que são necessários deter para haver uma eficaz resposta social, bem como os planos de futuro da Casa do Povo que passam invariavelmente pela construção do Lar. No término, falou ainda de algumas candidaturas comunitárias que a Casa do Povo se tem candidatado. No final, Jorge Aberto transmitiu aos pressentes quais são as propostas sociais do Movimento por Marvão, que passam: pelas parcerias com as associações, uma política de habitação assente na reabilitação, uma rede de voluntariado e ocupação de tempos livres, o Encontro de Gerações, a rede de mobilidade, e tudo isto numa lógica de orçamento participativo. Depois deste profícuo período de intervenções veio o debate que contou com as participações de Fernando Gomes, Vanda Costa, João Bugalhão, Maria Gertrudes Bernardo e Tiago Pereira.

Este 2º Seminário “Pensar Marvão” levado a cabo pelo Movimento por Marvão, demonstra mais uma vez a importância que é atribuída por este grupo à discussão dos problemas do Concelho, que tenta encontrar as respostas para esses problemas nestes fóruns participados e inclusivos.

Link’s das Intervenções:

João Bugalhão – https://docs.google.com/present/edit?id=0AQ_d-DfddsmNZGNoazJjdzRfNmYyZGZnOGcz&hl=en

José Silva – https://docs.google.com/present/edit?id=0AQ_d-DfddsmNZGNoazJjdzRfMTBoYms4cThoag&hl=en

Jorge Alberto – https://docs.google.com/present/edit?id=0AQ_d-DfddsmNZGNoazJjdzRfMTVmM3Q5Y2ZmYg&hl=en

Jorge Marques – https://docs.google.com/present/edit?id=0AQ_d-DfddsmNZGNoazJjdzRfMzRjZnhnc2Njdw&hl=en

Movimento por Marvão – A/C Jorge Alberto, Serviços Administrativos – Apartado 09, EC Marvão 7330-999 MARVÃO

movimentopormarvao@gmail.comwww.movimentopormarvao.com

Comments: 0