Complemento Solidário para Idosos apresentado aos Idosos de Borba

Views: 3124

O Complemento Solidário para Idosos foi apresentado aos idosos do concelho de Borba numa Sessão de Esclarecimentos que decorreu esta Sexta-feira, 24 de Outubro, no Cine-Teatro.

Cerca de uma centena de idosos assistiram à sessão, presidida pelo Governo Civil do Distrito de Évora, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Borba, técnicos da Segurança Social e do Serviço de Acção Social da autarquia. Para além da apresentação e esclarecimentos, foram de imediato iniciados os processos de candidatura ao programa aos idosos presentes.

O Complemento Solidário para Idosos é uma medida do Governo destinado a aumentar os rendimentos dos cidadãos idosos que mais precisam. Podem beneficiar os idosos pensionistas a viver no nosso país há pelo menos 6 anos, com baixos rendimentos e que tenham 65 anos ou mais. Os valores indicativos de referência para a candidatura são rendimentos inferiores a 400,00 euros mensais, para idoso isolado, ou de 700,00 euros mensais, para o casal. Além do apoio económico mensal, são atribuídos 50% de comparticipação financeira para despesas com medicamentos, apoio de 100,00 euros para aquisição de óculos e lentes a cada dois anos, apoio de 250,00 euros para aquisição e reparação de próteses dentárias amovíveis a cada três anos e um cheque dentista no valor de 80,00 euros por ano.

Os idosos podem apresentar as candidaturas em qualquer altura nos serviços locais da Segurança Social, apresentando o bilhete de identidade, cartão de contribuinte, cartão de Segurança Social/cartão de pensionista, recibo de reforma com o valor que aufere por mês e nome completo dos filhos.

Comments: 0