Concerto da Brigada 14 de Janeiro, em Elvas

Views: 592

brigada14_janeiroO concerto de hoje, dia 15 de Janeiro, da Brigada 14 de Janeiro, em Elvas.

O espectáculo realiza-se no âmbito das comemorações dos 352 anos da Batalha das Linhas de Elvas e marca os 10 anos de carreira da Brigada 14 de Janeiro dedicada à música tradicional portuguesa e alentejana.

Informação sobre o grupo:

  • Alinhamento de 2011 revisita 10 anos de carreira

Com o arranque dos concertos no presente ano, onde a Brigada tem prevista a inclusão de quase 20 temas em cada actuação, vão ser revisitadas as canções interpretadas pelo grupo ao longo dos dez anos de carreira, desde a data de fundação do grupo em 2001. Os temas de Fausto, Pedro Barroso ou Zeca Afonso, entre outros, fazem parte do lote de músicas dos Grandes Autores da Música Portuguesa, interpretados pela Brigada.

“Soldados de Baco”, “As Sete Mulheres do Minho”, “Cantar Brejeiro” ou “A Minha Cidade” (Ó Elvas, Ó Elvas) são temas incontornáveis da interpretação «ao vivo» da Brigada 14 de Janeiro.

O grupo aposta fortemente na divulgação e promoção da cultura portuguesa como veículo de valorização desta forma de arte tão expressiva em Portugal.

  • Breve Historial

A Brigada 14 de Janeiro, grupo de música tradicional e popular portuguesa, tem a sua génese em 2001. Oriundos de Elvas, cidade do Alto Alentejo, os elementos caracterizam-se pela dedicação e entrega à música ao longo dos anos através da vasta experiência adquirida noutros grupos de diversos estilos musicais. A sonoridade que reveste a essência da Brigada 14 de Janeiro evidencia a inspiração que o grupo nutre por autores conceituados da música portuguesa tais como Fausto Bordalo Dias, José Afonso, Pedro Barroso ou Amália Rodrigues.

Os sons alentejanos de cariz popular fazem também parte dos alinhamentos da Brigada. Os temas recriados pelo grupo têm sido difundidos em diversas localidades de norte a sul do país e além fronteiras com boa aceitação do público.

Em 2007, a Brigada estreava-se pela primeira vez num programa televisivo «Portugal no Coração» da RTP. Um ano depois, a digressão difunde-se até aos Açores e, nela, chega a primeira internacionalização do grupo com uma presença na região espanhola de León, no evento «Magosto Festillibre».

Até ao final da década, a Brigada consegue ainda integrar o programa do carismático evento nacional, «Festa do Avante», onde actua perante milhares de festivaleiros. A tournée de 2010 vê incluir o primeiro original do grupo, denominado “Aira”, e o grupo volta a marcar presença assídua em programas televisivos, entre eles, no canal cabo STV – Televisão do Sul.

BRIGADA 14 DE JANEIRO

Largo das Almas, nº 12A

7350-003 Elvas

URL: www.brigada14janeiro.com

Emails: brigada14j@gmail.com

brigada14janeiro@sapo.pt

Tlm: Xavier (+351) 965 820 563

Nuno (+351) 964 643 942

Comments: 0