Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

Views: 6906

 A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejano EPE, através do Serviço de Hospital de Dia do HLSE, vai assinalar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, no Sábado dia 11 de Outubro. Do programa previsto destaca-se a realização de uma caminhada com oferta de uma camisola evocativa da data a todos os participantes, distribuição de folhetos informativos e a impressão nos pacotes de açúcar distribuídos pela empresa Delta Cafés de mensagens relacionadas com os Cuidados Paliativos, como forma de sensibilizar o público para esta temática.

   

Desde que esta data é assinalada em Portugal, há apenas três anos, foram grandes os avanços verificados nesta área com o aparecimento de várias unidades deste tipo para fazer face a uma nova realidade de cuidados de saúde. Neste momento o grande desafio centra-se na proposta de revisão do Programa Nacional de Cuidados Paliativos (2008-2016) que esteve recentemente em discussão pública no sítio da Direcção-Geral da Saúde. O documento procura adaptar-se à realidade do sistema de saúde, especialmente após o desenvolvimento dos primeiros serviços de Cuidados Paliativos no País e a criação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que também inclui unidades e equipas de Cuidados Paliativos.

Ao nível local o desafio imediato será a curto prazo a inauguração das novas instalações do Hospital de Dia no HSLE, sede da Equipa de Suporte Intrahospitalar de Cuidados Paliativos.

As pessoas que desejem participar na caminhada (circuito urbano pela cidade de Elvas, com cerca de 7 quilómetros de extensão), devem contactar o Hospital de Dia telefonicamente (268 637 600–Ext. 397), ou via e-mail ( cuid_paliativos@helvas.min-saude.pt). O início da caminhada esta marcado para as 9.30 horas, na Praça da República e as inscrições são gratuitas.

 

Rui Combóias – Gab. Informação HLSE 

Comments: 0