Economia: Presidente do Núcleo Empresarial de Portalegre defende “conjugação de esforços” para estimular investimento no interior

Views: 691

O presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), Jorge Pais, apelou hoje a uma “conjugação de esforços” entre o Governo, autarquias e associações empresariais para estimularem o investimento nas regiões do interior.

“Nós temos que apoiar a actividade económica e empresarial, apoiar a criação de emprego, incentivar os investimentos, mas isto tem que ser feito através de uma conjugação de esforços por parte do Governo, autarquias, associações empresariais, entre outras entidades”, afirmou.

Em declarações à agência Lusa, o representante dos empresários do norte alentejano sublinhou que “todas as entidades têm que acarinhar os investidores e motiva-los a investir para que se consiga sair deste clima de depressão em que se vive”.

Numa análise ao ano empresarial de 2008, Jorge Pais considerou como “bons indicadores” a diminuição das taxas de juro e a descida do preço dos combustíveis, mas acredita que as dificuldades “vão continuar” em 2009.

“O quadro não é muito aliciante e há razões de sobra para haver motivos de preocupação”, observou.

O presidente do NERPOR lamentou ainda que a crise económica mundial tenha surgido como mais um contributo negativo para o agravamento do “débil” tecido económico daquela região.

“Não sentimos mais porque há uma larga franja da população que é idosa, vive de reformas e não está tão ligada à actividade económica e empresarial”, explicou.

O NERPOR nasceu a 18 de Outubro de 1985 como delegação da Associação Industrial Portuguesa (AIP), na altura contando com nove associados, tendo actualmente já atingido os 170 filiados.

Em 1989 constituiu-se como associação empresarial, autonomizando-se da AIP.

HYT.

Lusa/Tudoben

Comments: 0