Elvas bate o pé ao som do Folk

Views: 576

Elvas-A Brigada 14 de Janeiro vai estrear um tema original no próximo dia 11 de Julho, em Elvas, por ocasião da “Noite Folk”, integrada na iniciativa “Noites de Verão 2009” do município elvense. Trata-se da primeira vez em oito anos de actividade que o grupo de música tradicional portuguesa inclui uma canção composta exclusivamente pelos membros da Brigada 14 de Janeiro. Da gaita-de-foles às guitarras acústicas, passando pela flauta transversal e pelas percussões, o tema instrumental expõe as influências folk que o grupo tem bebido nos últimos tempos.

A “Noite Folk” decorre sábado pelas 21,30h na Praça da República e junta no mesmo palco os grupos Brigada 14 de Janeiro, de Elvas, e Cante do Meu Cante, de Évora.

Em 2009, a Brigada 14 de Janeiro pretende mais alguns temas da sua autoria por forma reuni-los num registo discográfico. O grupo aposta fortemente na divulgação e promoção da cultura portuguesa como veículo de valorização desta forma de arte tão expressiva em Portugal.

PRESS

A Brigada 14 de Janeiro é um grupo de música tradicional e popular portuguesa que tem a sua génese em 2001. De Elvas, os oito jovens elementos que compõem o grupo caracterizam-se pela dedicação e entrega à música ao longo dos anos através da vasta experiência adquirida noutros grupos de diversos estilos musicais.

A sonoridade que reveste a essência da Brigada 14 de Janeiro evidencia a inspiração que o grupo nutre pelos grandes autores da música portuguesa, entre os quais Amália Rodrigues, Fausto Bordalo Dias, José Afonso, Pedro Barroso, Sérgio Godinho e Vitorino.

Além da sonoridade já referida, os sons alentejanos de cariz popular fazem também parte dos alinhamentos do grupo. Os temas recriados pela Brigada 14 de Janeiro têm sido difundidos em diversas localidades de norte a sul do país com boa aceitação dos espectadores.

Os espectáculos com que o grupo presenteia o público têm a duração aproximada de uma a uma hora e meia de música, consoante o tipo de espectáculos, decorram eles num espaço interior ou ao ar livre, a Brigada adapta-se às circunstâncias quer a nível de canções, como disposição em palco e duração.

Importa salientar a presença no programa televisivo “Portugal no Coração” que foi transmitido no dia 15 de Janeiro de 2007, através da RTP para todo o Mundo. Já em 2008, o grupo actuou na ilha de Santa Maria, no arquipélago dos Açores, na segunda edição do Festival Maia Folk. Ainda este ano, a Brigada prepara-se para registar a sua primeira internacionalização com um espectáculo em Villalibre De La Jurisdicción, na região espanhola de El Bierzo (León), no âmbito do evento “Magosto Festilibre”.

Comments: 0