Elvas: Encontro Internacional de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar

Views: 710

PortSugar® 2010

10ª edição do Encontro Internacional de Coleccionadores

de Pacotes de Açúcar  traz a Elvas perto de 500 pessoas

portsugarCerca de quinhentas pessoas, oriundas de diversos países da Europa, vão marcar presença na décima edição do PortSugar®, a realizar nos dias 25 e 26 de Setembro, em Elvas. Organizado pelo CLUPAC – Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar, o PortSugar® 2010 conta já com inscrições de participantes provenientes de França, Itália, Espanha, Inglaterra, Andorra, sendo a grande maioria do país anfitrião, Portugal.

Considerado o maior encontro europeu de coleccionadores de pacotes de açúcar e um dos maiores do Mundo, o PortSugar® 2010 assume-se como um espaço privilegiado para a troca de pacotes de açúcar, o que, este ano, acontecerá no Alentejo, no Centro de Negócios Transfronteiriço da cidade de Elvas.

As portas daquele espaço abrem no sábado, dia 25, às 11:30 com a recepção e registo dos participantes; depois do almoço, tem lugar a abertura oficial do encontro e o início das trocas de Pacotes de Açúcar e das iniciativas ligadas ao CLUPAC Solidário. O encerramento das trocas está previsto para as 19:30. O jantar, no Solar dos Chorões, começa pelas 20 horas, seguido da comemoração do 8º Aniversário do CLUPAC.

Para domingo, está previsto o SugarPaper (a pé) pelas principais ruas do centro histórico de Elvas. A particularidade desta iniciativa consiste nos pacotes de açúcar criados excepcionalmente para este efeito, que os participantes receberão à passagem em cada ponto.

No âmbito deste 10º Encontro PortSugar® 2010, é possível apreciar, até 22 de Setembro, na Escola Superior Agrária de Elvas, a Exposição “Viagens do Açúcar – de terra em terra, de mão em mão”. Promovida pelo CLUPAC, a mostra, que já esteve patente no Museu Municipal da Fotografia, em Elvas, reúne mais de duas dezenas de quadros que contêm pacotes de açúcar, agrupados por diversos temas. A Exposição estará patente no Centro de Negócios no dia 25 de Setembro, dando assim a possibilidade a todos os participantes do encontro de conhecerem esta exposição.

A pensar nas Crianças

A organização do PortSugar® 2010 preparou também um conjunto de actividades para as crianças que acompanhem os seus pais nesta deslocação a Elvas. Enquanto os progenitores trocam os seus pacotes de açúcar, os mais pequenos dispõem de uma zona de lazer, no Centro de Negócios Transfronteiriço, onde, monitoras da APPACDM de Elvas – Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental irão desenvolver jogos tradicionais, pinturas faciais, contar histórias e fazer muitas brincadeiras. Esta é uma forma de deixar os pais tranquilos, promovendo actividades lúdicas para os mais novos.

S.C.

Comments: 0