Elvas: Preparação para o maior bacalhau dourado do mundo (C/Video)

Views: 711


Seis mil ovos, 350 quilos de batata palha e outros tantos de bacalhau e 20 litros de azeite vão servir de base para confecionar, em Elvas, o maior bacalhau dourado do mundo, que pretende entrar para o Guiness Book.

O mega prato vai ser confecionado no sábado, no Coliseu de Elvas, para ser servido a três mil pessoas, adiantou hoje à Agência Lusa Carlos Beirão, da organização do evento.

A iniciativa, com entrada gratuita, está a cargo dos alunos do 12.º ano da Escola Secundária D. Sancho II, da Associação Juvenil Arkus e Universidade Sénior de Elvas.

Para alcançar o recorde do Guiness, a organização terá de servir mais de 2502 pratos de bacalhau dourado, num total de 200 gramas por pessoa.

O recorde mundial é atualmente detido pelos Estados Unidos da América na categoria de maior número de pessoas a degustarem, em simultâneo, um prato de peixe (2502)

“Nós pretendíamos ter presente no evento um elemento do Guiness, mas é muito dispendioso. No entanto, temos toda a documentação necessária e o importante é servir mais de 2502 pessoas para alcançar o recorde”, explicou Carlos Beirão.

O bacalhau dourado será confecionado num tabuleiro com 20 metros de comprimento e dois metros de largura por um total de 200 voluntários, entre eles alunos da Universidade Sénior de Elvas e da escola secundária da cidade.

“O objetivo passa por promover um prato típico da gastronomia elvense, também muito apreciado pelos espanhóis, e dá-lo a conhecer a nível nacional”, contou Carlos Beirão.

A preparação e degustação do maior bacalhau dourado de sempre vai decorrer durante um período de aproximadamente cinco horas, das 19:00 à meia-noite.

“Estamos confiantes que vamos atingir o recorde do Guiness. Temos feito ensaios e está tudo pronto para que a aposta seja bem sucedida”, afirmou, confiante, Carlos Beirão.

AYRM

*** Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0