Elvas:Resultados da Operação Freedom Festival 2013

Views: 704

Nota de Imprensa:

A Guarda Nacional Republicana desenvolveu uma operação de fiscalização especialmente direcionada para a segurança do Freedom Festival, que se realizou entre os dias 13 e 18 de Agosto, nas imediações de Elvas.
Na operação foram empenhados 50 militares por dia das diversas valências da GNR – Serviço Territorial, Investigação Criminal, Proteção da NaturezOperacao_Freedom_Festivala e Ambiente, Manutenção da Ordem Pública e binómios de Deteção de Droga.
Durante a operação foram fiscalizadas mais de 2000 pessoas, tendo resultado a apreensão de cerca de 10 000 doses de droga – maioritariamente drogas sintéticas (MDMA e LSD); bem como 17 armas proibidas, desde bastões extensíveis a gás CS.
Foram detidas 91 pessoas (18 mulheres e 73 homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 58 anos, sendo 50% de nacionalidade portuguesa) das quais 74 por posse/tráfico de droga e 17 por posse de armas proibidas. Foram todas restituídas à liberdade mediante TIR, ficando a aguardar o desenrolar do respetivo processo.
Foram ainda instaurados 22 processos de contraordenação por posse de droga para as Comissões de Dissuasão da Toxicodependência.
Registou-se apenas uma situação de furto no interior do festival, tendo o resto da operação decorrido sem qualquer incidente.
A colaboração entre a GNR e a organização do festival permitiu manter um ambiente mais seguro, resultante da aposta na prevenção através da visibilidade e contato próximo com os visitantes do festival.