Évora: Ministro da Presidência alerta para perigo de discriminações devido a dificuldades

Views: 603

O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, alertou ontem, em Évora, para a necessidade de impedir que as dificuldades económicas se tornem “um terreno favorável para a discriminação ou a xenofobia”.

Pedro Silva Pereira falava à agência Lusa à margem do encerramento da Convenção Anual do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), realizada numa unidade hoteleira de Évora.

Em tempos de dificuldades económicas, quer em Portugal, quer noutros países europeus, segundo o ministro, “as comunidades mais vulneráveis são, muitas vezes, aquelas que enfrentam, primeiro, dificuldades, como é o caso das comunidades imigrantes”.

“Aqueles que trabalham com os imigrantes em Portugal têm que estar muito atentos, muito alerta e definir respostas que são necessárias nestas situações para que nenhuma dificuldade económica se torne um terreno favorável para a discriminação ou a xenofobia”, advertiu.

Na reunião de Évora, foi feito o ponto da situação da política de integração dos imigrantes, que, segundo o ministro da Presidência, “teve grandes avanços nos últimos anos”.

Além do plano de acção do ACIDI para 2009, foi também feita uma avaliação dos centros nacionais de apoio ao imigrante.

   

    MLM.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0