Noticias Breves do Alentejo

Views: 5089

alentejo_graEstremoz: 1º Sargento da GNR Hirundino Calejo vence prova hípica

O 1º sargento da GNR Hirundino Calejo, da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE), montando “Ciclone”, venceu a 28.ª edição do Concurso Nacional Combinado “Dragões de “Olivença”, prova hípica organizada pelo Regimento de Cavalaria 3 (RC3), de Estremoz.

Em segundo lugar classificou-se o 2º sargento da GNR Carlos Fernandes, no “Único”, e a terceira posição foi ocupada pelo tenente coronel da GNR Mariz dos Santos, no “Ramur”, ambos também da USHE.

Neste Concurso Nacional Combinado (CNC) Preliminar, constituído por prova de obstáculos e prova de fundo, participaram 38 conjuntos, enquanto no CNC Iniciação, constituído também por prova de obstáculos e prova de fundo, participaram 23 conjuntos.

O concurso, integrado nos Campeonatos Desportivos Militares de Equitação, destinado a cavaleiros militares, alunos dos estabelecimentos militares de ensino e civis inscritos na Federação Equestre Portuguesa, decorreu nos terrenos da carreira de tiro daquela unidade militar, em Santa Vitória do Ameixial, concelho de Estremoz.

TCA.

Évora: Biblioteca apresenta duas obras sobre o Alentejo

Esta semana vão ser apresentadas duas obras sobre o Alentejo na Biblioteca Pública de Évora (BPE).

A primeira, “Religiosidade Popular no Alentejo”, de David Morais, é apresentada na quarta feira, às 18:30.

No dia seguinte, às 18:00, é a vez de “Na Pátria do Cardo”, um livro de Maria João Marques sobre o escritor eborense Antunes da Silva, seguida de uma roda de leitura em volta do conto “O Regresso”, integrado na obra “Gaimirra”, do autor alentejano.

MLM.

Viana do Alentejo: 83 idosos praticam exercício

Oitenta e três idosos do concelho de Viana do Alentejo estão a participar no Clube de Saúde Sénior, uma iniciativa do município em parceria com o Centro de Saúde local.

A iniciativa pretende fomentar a socialização dos idosos através do convívio e do lazer, bem como melhorar o desempenho das tarefas quotidianas.

As aulas decorrem no Ginásio da Antiga Casa Pia (Santa Casa da Misericórdia), em Viana do Alentejo. Em Alcáçovas, a prática de exercício físico decorre na Sala Multiusos, na Santa Casa da Misericórdia.

Entre as atividades praticadas pelos idosos estão os exercícios rítmicos, de coordenação motora e equilíbrio e ainda a resistência muscular.

MLM.

Estremoz: Veiros recebe torneio de futsal

A vila de Veiros, no concelho alentejano de Estremoz, volta a receber, de 28 de maio a 12 de junho, o II Torneio de Futsal Dia de Portugal, organizado pela Associação de Jovens Veirenses (AJOV).

Por ser realizado num complexo desportivo ao ar livre, o torneio assume um cariz lúdicodesportivo.

O torneio tem o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da Junta de Freguesia de Veiros.

MLM.

Ponte de Sor: Exposição “Pinocchi” em junho

O Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor recebe de 05 a 26 de junho a exposição “Pinocchi” de Giorgio Dal Canto.

Giorgio dal Canto nasceu em 1934 em Pontedera, na Toscana, onde vive e trabalha e realizou a sua primeira exposição em 1975.

As suas obras encontram-se em coleções públicas e privadas. Realizou os postais oficiais para as comemorações do centenário do Pinóquio. As obras deste pintor caracterizam-se por uma crítica social sempre presente.

MLM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0