Évora: Tyco Electronics suspende produção durante duas semanas

Views: 562

A fábrica de Évora da multinacional norte-americana Tyco Electronics, com mais de 1.500 trabalhadores, vai suspender a produção durante duas semanas, a partir do dia 19 deste mês, disse hoje à agência Lusa fonte sindical.

    “A direcção da empresa não nos explicou os motivos que a leva a interromper a produção, entre 19 de Dezembro e 05 de Janeiro”, afirmou Rogério Silva, dirigente do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI).

    Contudo, segundo o sindicalista, “num comunicado que foi afixado, a empresa fala da crise” no sector automóvel.

    “Não duvidamos que possam existir dificuldades, mas elas têm de ser explicadas aos representantes dos trabalhadores”, alertou.

    A agência Lusa tentou contactar os responsáveis da empresa, mas uma funcionária disse que não estava hoje disponível qualquer administrador.

    Lamentando que “os trabalhadores, para compensar este tempo, tenham de recorrer a férias que ainda não estão vencidas”, Rogério Silva considerou que, “além de ser ilegal, é condenável, do ponto de vista ético e moral”.

    “Se efectivamente se verificar a necessidade desta paragem, existem alternativas para compensar os dias que não vão ser trabalhados”, indicou o sindicalista.

    Como exemplo, Rogério Silva salienta que “a empresa deve aos trabalhadores milhares de horas em formação profissional”.

    “É o momento importante para que a empresa aposte definitivamente numa formação profissional, estruturada, séria e com qualidade”, afirmou.

    O sindicalista acusou ainda a Tyco Electronics de “exercer uma forte pressão sobre meia centena de trabalhadores para rescindirem os seus contratos de trabalho”, na mesma altura que era aprovado um contrato de investimento com o Governo, na ordem dos 23 milhões de euros.

    Considerada a maior unidade industrial do Alentejo, a fábrica de Évora da Tyco Electronics, que produz componentes electrónicos para a indústria automóvel, emprega cerca de 1.600 trabalhadores.

   

    SYM.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0