Évora/Meteo: Madeira e nove distritos com aviso laranja, Évora sob amarelo

Views: 567

chuvaO arquipélago da Madeira e nove distritos de Portugal continental encontram-se hoje sob aviso laranja, devido às previsões de agitação marítima, chuva e vento forte, enquanto que Évora está com aviso amarelo.

Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Beja, Faro e o arquipélago da Madeira são os locais que estão com aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, tendo todos em comum as previsões de vento forte.

Uma situação que o IM justifica com a existência de uma depressão que irá aproximar-se do território continental, à qual se junta a passagem de uma frente fria durante a tarde de hoje.

“Assim, prevê-se precipitação por vezes forte, em particular nas regiões do interior, e vento moderado a forte, com rajadas”, pode ler-se num comunicado do IM.

Évora é o único distrito sob aviso amarelo, para o qual está apenas prevista a ocorrência de períodos de chuva que deverão passar, depois, a regime de aguaceiros.

De acordo com o IM, na região norte, o céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, com nuvens altas, até ao final da manhã. Estão ainda previstos períodos de chuva para o final do dia, além da possibilidade de ocorrência de trovoadas.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 Km/h) de leste, rodando para sueste, e soprando forte a muito forte (50 a 75 Km/h), com rajadas na ordem dos 110 Km/h nas terras altas, até ao final da tarde.

Nas regiões centro e sul, o céu estará igualmente muito nublado, marcado por nuvens altas até ao final da manhã.

A chuva irá marcar presença a partir do início da tarde, no litoral a sul do Cabo da Roca, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e sendo temporariamente forte para o final do dia. Verifica-se ainda a existência de condições para a ocorrência de trovoadas.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 Km/h), tornando-se temporariamente forte (35 a 45 Km/h) durante a tarde, rodando para sul. Nas terras altas, o vento soprará forte a muito forte (50 a 75 Km/h) de sueste, com rajadas que poderão atingir os 110 Km/h, devendo diminuir de intensidade para o final da tarde.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental, a norte do Cabo Carvoeiro, as ondas de oeste deverão atingir uma altura de dois a três metros, passando a sudoeste com três a quatro metros. A temperatura da água deverá oscilar entre os 14 graus Celsius e os 16º.

A sul do Cabo Carvoeiro, as ondas de sudoeste deverão atingir os dois a três metros de altura, aumentando depois para os quatro a 5,5, metros, com a temperatura da água do mar a chegar aos 16º.

Na costa sul, as ondas de sudoeste terão dois a três metros e tornar-se-ão temporariamente ondas de sueste, com uma altura de quatro a 5,5 metros.

Devido ao estado do mar, a barra do Douro está encerrada, enquanto que as de Vila do Conde e Figueira da Foz estão condicionadas.

Na Madeira, também sob aviso laranja, prevê-se céu muito nublado, períodos de chuva e aguaceiros que se tornarão fracos e pouco frequentes a partir do meio da tarde, apesar de existirem condições para a ocorrência de trovoadas.

O vento soprará moderado a forte (30 a 55 Km/h) de oeste, com rajadas na ordem dos 90 Km/h, ainda que nas zonas montanhosas o vento seja forte a muito forte (50 a 75 Km/h) de oeste, com rajadas que poderão alcançar os 110 Km/h.

As temperaturas máximas previstas são de 14º em Ponta Delgada, 16º no Funchal, 17º em Lisboa e Faro e 20º no Porto.

O aviso laranja representa uma situação de risco moderado a elevado, enquanto que o amarelo significa situação de risco para determinadas actividades, dependentes das condições meteorológicas.

AS.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0