Fotografia: Concurso “Olhares sobre Estremoz” pretende promover o concelho

Views: 1188

estremoz_imgO município alentejano de Estremoz está a promover o concurso de fotografia “Olhares Sobre Estremoz”, que decorre até 07 de maio, com o objetivo de incentivar a promoção e divulgação do concelho, disse hoje fonte da autarquia.

A iniciativa pretende também sensibilizar a população, de forma a mobilizar os seus sentidos para a capacidade de observação do meio que a rodeia e desenvolver a criatividade no âmbito da fotografia.

Ao mesmo tempo, o concurso pretende incentivar a promoção e divulgação do território e, numa fase posterior, utilizar as imagens vencedoras nos novos materiais promocionais do concelho, nomeadamente postais, folhetos e página Internet do município.

O concurso destina-se a fotógrafos amadores, maiores de 18 anos e residentes no concelho de Estremoz, sendo admitidas fotografias sobre o património natural, construído e imaterial do concelho, num dos seguintes subtemas: fauna e flora, edifícios e monumentos, património imaterial (gentes, tradições e modos de vida).

Os vencedores vão ser divulgados a 13 de maio, feriado municipal, durante a inauguração da exposição dos trabalhos a concurso, a realizar na Casa de Estremoz.

Por outro lado, está patente ao público na Galeria Municipal D. Dinis, um espaço do Museu Municipal de Estremoz, até 03 de julho, a exposição “A Coleção de Arte Islâmica do Museu Regional de Beja”.

Proveniente, na sua maioria, de achados arqueológicos, destaca-se o conjunto de cerâmica do Castro da Cola e um conjunto de lápides epigrafadas encontradas, quase sempre de forma ocasional, no centro histórico da velha cidade.

Encontram-se também expostas quatro tábuas caligrafadas provenientes do antigo edifício do Colégio da Companhia de Jesus em Beja.

Na exposição, o visitante pode ainda observar alguns azulejos de aresta e de corda seca dos séculos XV e XVI. Os motivos geométricos e vegetalistas deste tipo de cerâmica decorativa denunciam a sua herança islâmica.

TCA.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0