Gota d´Arte é a nova associação do concelho de Elvas

Views: 5992
Momento da Inauguração

A associação sócio-cultural Gota d´Arte foi inaugurada ontem, dia 22, pelo Presidente da direcção da colectividade, Alcides Rodrigues e pelo Presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida.

A Gota D´Arte situa-se no edifício do antigo GAT (traseiras da Pousada de Elvas) e tem como objectivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população local.

Esta instituição pretende desenvolver um projecto com duas vertentes: uma de apoio social aos mais carenciados; outra que possibilite o acesso da comunidade, especialmente às camadas mais jovens, independentemente das condições económicas ou origem social.

Na vertente cultural e artística vão estar à disposição dos alunos, ainda este mês, aulas de música, dança, teatro, fotografia, desenho, pintura, escultura, apoio às actividades escolares e outras actividades de tempos livres. Na vertente social e, numa primeira fase, a Associação propõe-se colocar em funcionamento um centro de dia para idosos, a abrir ainda no ano de 2012.

Alcides Rodrigues afirmou ao Portal Alentejano que “a receptividade está a ser muito superior àquilo que nós esperávamos” e que em tempo de crise, “temos consciência que [os apoios do poder central] serão muito menores do que seriam eventualmente antes”. O dirigente associativo entende ainda que, apesar das contrariedades, “é nos momentos de crise que a população mais precisa dos apoios, da intervenção e do voluntariado de todos”. “Embora não estejamos a contar que, efectivamente, haja as mesmas facilidades que haveria noutros tempos, para determinadas actividades, nomeadamente a nível cultural, entendemos que é nestas alturas que a população mais necessita e arriscámos, vamos ver o que é que dá”, declara.

Alcides Rodrigues entende que “hoje é um dia importante para o movimento associativo de Elvas, porque nasce mais uma associação no concelho”. “O embrião da Gota d´Arte é a Indústria da Voz” e esta associação, sem fins lucrativos, “nasceu do empenho e da perseverança de alguns elementos do movimento associativo que entenderam que, a nível cultural, era importante criar mais um espaço e aglutinar algumas acções que estavam desgarradas”.

José Rondão Almeida, no acto inaugural, afirmou que “a inauguração deste equipamento tem para mim e para toda a Câmara um significado especial”, pois “um dos grandes objectivos que defini em 1994 era precisamente incentivar as pessoas a que se juntassem e criassem os seus movimentos associativos, porque sempre acreditei que a dinâmica de uma sociedade advém do movimento associativo”. O Presidente da Câmara considera que o município “teve um papel muito importante”, pois numa primeira fase incentivou as pessoas a criarem associações, mas por outro lado, deu-lhes as condições necessárias através de apoio financeiro, equipamentos e logística necessários para desenvolverem as suas actividades nas diversas colectividades.

O autarca destacou ainda uma curiosidade: A “Gota d´Arte vai ficar na história do movimento associativo de Elvas, porque é a 100ª associação do concelho”.

Assinatura do protocolo
Publico
Industria da Voz

Os contactos Associação Gota d´Arte são os seguintes:

E-mail:  agotadarte@gmail.com

Telemóvel :924482924,

Blogue :  http://agotadarte.blogspot.com

Página de facebook  http://www.facebook.com/#!/pages/Gota-dArte/207834012610768

Marina Anastácio com TUDOBEM

Comments: 0