Município de Reguengos de Monsaraz recebe biblioteca de José Rosa Sereto

Views: 565

Espólio integra 2626 títulos importantes para o estudo da história local e nacional

Município de Reguengos de Monsaraz recebe biblioteca de José Rosa Sereto

desenhodedemóstenesespancaA cerimónia pública do Auto de Doação da Biblioteca de José Rosa Sereto ao Município de Reguengos de Monsaraz vai decorrer na sexta-feira, dia 16 de Abril, pelas 11h, no pavilhão da Feira do Livro. O espólio integra 2626 títulos, dos quais 1908 são monografias e 718 são periódicos.

Em vida, José Rosa Sereto manifestou o desejo que a sua biblioteca fosse doada à autarquia e, recentemente, por decisão da viúva, Maria do Carmo Sereto Vogado, procedeu-se à sua transferência. José Rosa Sereto (nasceu em 1912 e faleceu em 1983) obteve o bacharelato em Direito na Universidade de Lisboa, foi presidente da Comissão Instaladora da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz entre 1974 e 1976 e um dos fundadores do Partido Socialista em Reguengos de Monsaraz, tendo desempenhado também as funções de Chefe da Secretaria Judicial. Apesar de ter convites para exercer a sua profissão noutras regiões do país e até no estrangeiro, nunca quis deixar Reguengos de Monsaraz.

José Rosa Sereto sempre gostou muito de ler e de escrever poesia, tendo dedicado um soneto ao Conde de Monsaraz. O terreno onde foi construído o actual campo de futebol da Sociedade União Perolivense foi doado por José Rosa Sereto exclusivamente para a prática do futebol em Perolivas, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz.

Na biblioteca de José Rosa Sereto, agora doada à autarquia, encontram-se periódicos adquiridos durante o período do Estado Novo que estavam proibidos pela censura, como por exemplo as 610 revistas da Seara Nova e os cadernos D. Quixote. Ambos tratavam e exploravam assuntos que não eram aceitáveis pelo Antigo Regime e, por isso, todos os subscritores destas publicações arriscavam-se a ser presos pela PIDE. O espólio integra também a quase totalidade dos livros do médico e historiador José Pires Gonçalves, responsável por uma vasta obra publicada sobre o património histórico do concelho de Reguengos de Monsaraz.

José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “esta é a maior doação de sempre para a nossa biblioteca, quer em volumes quer em importância, pois podemos encontrar neste espólio livros do maior relevo para o estudo da história local, regional e nacional”.

C.B,

Comments: 0