Elvas: Música medieval e renascentista em recital no Museu Militar

Views: 2145

atempopbA temporada de concertos “A Música encanta o Património” encerra no dia 11 de Setembro, sábado, no Museu Militar de Elvas, com um recital de música medieval e renascentista. As instalações anteriormente ocupadas pelo regimento de Infantaria acolhem a actuação do grupo “Carmin’ Antíqua”, com sete músicos

O “Carmin’ Antiqua” surgiu no Verão de 2002, enquanto conjunto vocal de jovens músicos profissionais dedicado à música medieval e renascentista, tendo posteriormente incluído na sua formação instrumentistas, de modo a alargar e enriquecer o repertório. Os elementos que o formam, todos com habilitações musicais e vasta experiência na prática musical, têm como objectivo interpretar de forma dinâmica a música medieval e renascentista, utilizando a riqueza dos contrastes tímbricos provenientes da combinação de elementos vocais e instrumentais, a solo ou em conjunto. Para a interpretação, a contextualização histórica é relevante, recorrendo-se à utilização de instrumentos de época, técnicas vocais específicas e componente de ornamentação e improvisação para estes estilos musicais.

O Museu Militar de Elvas é um dos maiores do nosso País e ocupa as antigas instalações do Regimento de Infantaria nº 8. Neste espaço, encontramos uma colecção museológica e uma colecção patrimonial. Aqui, destacam-se os claustros do Convento de São Domingos e os Quartéis do Casarão, uma construção grandiosa que ocupa parte da muralha seiscentista, da autoria do engenheiro militar Valleré, autor do Forte da Graça.

Este ciclo de concertos começou em 12 de Maio no Museu de Arte Contemporânea de Elvas e prosseguiu no Forte de Santa Luzia (5 de Junho), Castelo de Elvas (31 de Julho) e Biblioteca Municipal (21 de Agosto), antes deste encerramento.

CME

Comments: 0