População saiu à rua esta sexta-feira para antecipar o S.Mateus

Views: 564

Eram cerca das 22.00h de ontem e já algumas centenas de visitantes passeavam e faziam as suas compras ou mesmo jantavam no recinto da Piedade em Elvas.

Aproveitando a excelente noite e a temperatura amena que se fazia sentir, muita gente não resistiu à tentação de dar um passeio pela feira e antecipar os tradicionais festejos em Honra do Sr. Jesus da Piedade.

A Romaria ao S.Mateus começa oficialmente só hoje 20 de Setembro pelas 18.00 h com a Procissão dos Pendões, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. José Francisco Sanches Alves.

Esta Romaria conta com mais de 250 anos de existência e recebe milhares de visitantes todos os anos.

Durante os dias da festa, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, construído em 1752, é visitado por milhares de pessoas.

    A fé e a devoção são bem visíveis no local, através dos cerca de seis mil ex-votos, alguns com mais de 200 anos, que cobrem por completo as paredes da capela e das duas salas anexas e que chegam de todos os cantos do país e do estrangeiro.

    Promovidos pela Confraria do Senhor Jesus da Piedade, com o apoio do município local, os festejos integram também a quarta edição da Expo São Mateus, uma mostra de actividades económicas da região fronteiriça de Elvas.

    A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos, que decorrem até dia 28 de Setembro, inclui cerimónias religiosas, espectáculos musicais, tauromáquicos e pirotécnicos, provas desportivas e exposições.

    ver programa: http://www.tudoben.com/destaques/saomateus2008/index.html

Comments: 0