Música: Quartetos de Doris Cales e André Fernandes no Festival JazzMin em Aljustrel

Views: 863

Os concertos dos quartetos da cantora norte-americana Doris Cales e do guitarrista português André Fernandes são os destaques do sétimo Festival JazzMin, que começa esta sexta-feira, na vila mineira de Aljustrel (Beja).

    Promovido pelo autarquia, o festival, que vai decorrer até domingo no auditório da Biblioteca Municipal, “constitui uma oportunidade para os apreciadores de música jazz desfrutarem de espectáculos de grande qualidade e que são pouco habituais na região”, explicou hoje à agência Lusa o presidente do município de Aljustrel, José Godinho.
    O autarca salientou ainda a vertente pedagógica que antecede o programa de concertos do JazzMin, através de workshops de vários instrumentos e voz, que começaram segunda-feira e prolongam-se até sexta-feira.

    O trabalho desenvolvido nos workshops, orientados pelo maestro Adelino Moita, vai resultar na formação da Orquestra JazzMin, que actua simbolicamente e apenas nas edições do festival e irá marcar o “pontapé de saída” dos espectáculos, sexta-feira, às 21:30, apresentando alguns dos mais conhecidos “standards” de jazz.

    Ao “apostar na formação de jovens músicos” na área do jazz, a autarquia pretende “dar uma nova consistência” ao JazzMin “para que não se limite à mera apresentação de espectáculos”, frisou José Godinho.

    No sábado, sobe ao palco o quarteto espanhol liderado pela cantora de jazz norte-americana, mas radicada em Espanha, Doris Cales e acompanhada por Nacho Pérez (guitarra), Paco Charlin (contrabaixo) e Juanma Barroso (bateria).

    Na última noite do JazzMin, domingo, André Fernandes, acompanhado por três dos mais reputados músicos do jazz português, Mário Laginha (piano), Nelson Cascais (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria), apresenta o seu quarto e mais recente álbum “Cubo”.

    O Festival JazzMin arrancou em 2002 e já teve seis edições, além de um evento especial de Primavera, que decorreu no final de Março de 2007, sobretudo com workshops de instrumentos musicais para formar jovens músicos.

    LL.

    Lusa/Fim

Comments: 0