Noticias breves do Alentejo

Views: 1500

 Município de Redondo oferece livros escolares ao 1.º Ciclo

    O município alentejano de Redondo decidiu estender este ano a oferta dos manuais escolares a todas as crianças que frequentam o 1.º ciclo do Ensino Básico, informou hoje a autarquia.

    Na globalidade, o município prevê beneficiar cerca de 300 crianças.

    “Tendo consciência das dificuldades financeiras de alguns agregados familiares do concelho, incapazes de garantirem as melhores condições de ensino aos seus filhos, a Câmara passou a suportar todos os encargos com a compra dos livros”, explica a autarquia.

    MLM.

   
    Bombeiros de Reguengos de Monsaraz  comemoram 73/0 aniversário

    Os Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz comemoram a 27 de Setembro o seu 73/0 aniversário, com actividades culturais e desportivas, foi hoje divulgado.

    Além de uma cerimónia comemorativa no auditório municipal, os festejos integram ainda uma exposição das novas viaturas na Praça da Liberdade, a “sala de visitas” da cidade.

    MLM.

    

    Câmara de Santiago do Cacém fortalece Caminhos de Santiago

    A Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai promover no fim-de-semana uma visita a Santiago de Compostela, cidade geminada com a localidade alentejana, para fortalecer os Caminhos de Santiago.

    O objectivo da visita é o de acompanhar um grupo de peregrinos do Clube de Caminhantes de Santo André, composto por 11 pessoas de Santo André e de Santiago do Cacém, que vão (um ano depois de terem iniciado a peregrinação) concluir o Caminho Português e chegar assim ao fim da jornada.

    A chegada está prevista para domingo de manhã antes do meio-dia para assistirem à Missa do Peregrino na Catedral.

    MLM.

    … e reduz taxa do IMI

    O município de Santiago do Cacém aprovou hoje uma redução de 0,1 por cento da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que passa a ser de 0,4 por cento, o que representa menos 20 por cento de pagamento para os munícipes.

    Segundo o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, esta redução “vai beneficiar essencialmente famílias mais jovens que adquiriram prédios novos e que vivem problemas complicados com a subida do crédito à habitação”.

    Já a taxa para prédios urbanos mantém o valor do ano passado – 0,7 por cento -, o que significa, segundo o autarca, “uma dupla facilitação para os munícipes.

    RRL.

   

    BEJA

    Biblioteca Municipal de Aljustrel expõe “Espectáculos”

    “Espectáculos” é a exposição que estará patente, a partir de sexta-feira e até final do mês, na Biblioteca Municipal de Aljustrel, da autoria do Colectivo de fotografia f2.8.

    Trata-se de uma mostra em que o tema central gira em torno da música, numa altura em que se realiza em Aljustrel a sétima edição do Festival de Jazz.

    O Colectivo de fotografia f2.8 “nasceu” há dois anos e, desde então, tem realizado várias exposições, onde mostra ao público trabalhos com diferentes visões do mundo.

    RRL.

   

    Odemira mostra obras de arte de jovens deficientes

    “Arte e Movimento” é o tema de um projecto de actividades artísticas promovido pela Associação de Paralisia Cerebral de Odemira, que vai culminar, ao longo da próxima semana, com uma exposição de obras de arte realizadas por jovens portadores de deficiência.

    No último dia, 26 de Setembro, será promovida uma Feira de Actividades, que conta com um programa de acções desportivas e artísticas.

    O projecto consta de duas acções que, apesar de separadas no tempo, são consequentes e complementares, nomeadamente o Concurso de Artes, que decorreu durante o mês de Agosto, e a exposição que agora vai estar patente.

    RRL.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0